Prefeito discute implantação do PROERD

Prefeito e representantes do PROERD discutiram implantação do programa em São Paulo do Potengi. Foto: Rômullo Dantas/SEMARH

O prefeito municipal José Leonardo Cassimiro de Araújo recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 19 de setembro, representantes do programa PROERD, Fábio Cabral e Jean Franco Soares. Na reunião foi tratada da implantação do programa em São Paulo do Potengi.

O objetivo é atender as turmas do 5º ano do município na prevenção contra as drogas e violência, promovendo estudos sobre cigarro, maconha e bebidas alcoólicas. A intenção e ministrar cursos com carga horária de 16 horas com entrega de certificados em solenidade

É um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.

Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável. O programa Também é desenvolvido à família, em um curso específico para pais ou responsáveis , durante um mês, uma vez por semana , com duração de duas horas cada encontro.

Em 2010 o PROERD iniciou o programa para Educação Infantil, seu objetivo é possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer sua segurança e saúde, é composto por lições com atividades orientadas para a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, com objetivo de levar o aluno a participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a solução de problemas e dificuldades, ensinando procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, como também as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda.

Com informações do PROERD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *