Bate-papo dos jovens do NUCA com o prefeito Naldinho

O prefeito Naldinho foi entrevistado ontem, 20, por um grupo de jovens do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de São Paulo do Potengi.
No encontro,  os adolescentes conversaram com o prefeito sobre a importância do voto entre os adolescentes de 16 e 17 anos.
A entrevista é parte das ações do Selo Unicef.
sppnews

UTILIDADE PÚBLICA (São Paulo do Potengi): SERVIÇO DE MELHORIA NA REDE ELÉTRICA COM DESLIGAMENTO PROGRAMADO

A Cosern comunica que, para realizar serviços de melhoria na rede elétrica, será necessário interromper temporariamente o fornecimento na quinta-feira, 23, das 08h às 13h, nos Povoados Riacho Doce, Boa Vista e adjacências, no município de São Paulo do Potengi.

Caso os serviços sejam realizados antes do horário previsto, a rede será energizada sem aviso prévio.

Fique atento: a Cosern sempre avisa antecipadamente quando precisa realizar desligamento programado na rede elétrica.

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:   Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou  Telefonar para o 116.

Universidades vão escolher como distribuir bolsas de doutorado

Bolsas de doutorado sanduíche no exterior (quando o estudante faz parte do curso em uma instituição fora do país) deixarão de ser oferecidas por curso e passarão a ser ofertadas pela instituição de ensino superior. De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a medida deverá ser implementada em 2020, inicialmente, em 25 universidades (veja lista abaixo). A quantidade total de bolsas por universidade será mantida.

A mudança faz parte do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) e valerá para as instituições de ensino que fizerem adesão. Com a alteração, serão destinadas às universidades. Cada instituição deverá esclarecer a sua política para distribuição entre as áreas, bem como a seleção de candidatos. Com as bolsas de doutorado sanduíche, os estudantes recebem recursos para custear um período da pesquisa no exterior.

“As utilizações das cotas de doutorado sanduíche devem refletir uma política institucional clara de internacionalização, para ser um instrumento de construção de colaboração estratégica internacional, buscando a melhoria da qualidade de pesquisa e pós-graduação no Brasil”, diz a Capes.

Os processos de seleção e homologação serão feitos dentro da instituição, que deve seguir as regras descritas no edital do programa. A Capes vai avaliar a utilização das bolsas por meio um relatório institucional feito de dois em dois anos.

Internacionalização

O PrInt começará a ser implementado em novembro deste ano. Pelo programa, a Capes vai transferir, a partir de 2019, R$ 300 milhões por ano para as universidades realizarem ações de internacionalização da pós-graduação, como ofertar bolsas no exterior para brasileiros e bolsas para estrangeiros no Brasil e oferecer auxílio para missões de trabalho de pesquisadores brasileiros em outros países.

A intenção, segundo a Capes, é que as universidades brasileiras tenham um projeto claro de internacionalização e que isso leve as instituições a terem mais visibilidade no exterior, que as pesquisas sejam mais citadas e tenham mais reconhecimento.

Os recursos transferidos pela Capes poderão ser usados, dependendo do plano de cada instituição de ensino, para auxílio para missões de trabalho no exterior; manutenção de projetos; bolsas no exterior de doutorado sanduíche, professor visitante júnior e sênior e capacitação em cursos de curta duração; além de bolsas no Brasil, como Jovem Talento, professor visitante e pós-doutorado.

Instituições selecionadas

Hoje (20), a Capes anunciou o resultado preliminar da análise de mérito do PrInt. Cada instituição interessada apresentou o seu plano de internacionalização da pós-graduação, que foi submetido à análise de especialistas nacionais e internacionais.

As instituições que não foram selecionadas terão dez dias, a partir da notificação, para interpor pedido de reconsideração junto à Capes.

A autarquia vai oferecer consultoria para as instituições que não forem aprovadas nessa primeira edição do programa. Elas poderão participar do próximo edital do PrInt, que deverá ser lançado no início do 2019, com implementação no final de 2020.

Recursos

Neste mês, o Conselho Superior da Capes enviou ao Ministério da Educação uma nota alertando que se for mantido o orçamento previsto para o órgão em 2019, haverá suspensão das bolsas de pós-graduação e de programas de formação de professores.

Em reação ao alerta, o presidente Michel Temer e o ministro da Educação, Rossieli Soares, disseram que não haverá falta de recursos para as bolsas. Com a garantia, a Capes acredita na manutenção do programa de internacionalização.

Instituições pré-selecionadas

Fundação Getulio Vargas (FGV)
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Federal de Pelotas (Ufpel)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFM)
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Universidade de Brasília (UnB)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
Universidade de São Paulo (USP)

Alunos de jornalismo da UFRN produzem e lançam livro com história recente da imprensa potiguar

imagem21-08-2018-10-08-59
imagem21-08-2018-10-08-59

Alunos de jornalismo da UFRN na quarta-feira (29) o livro “Depoimentos Para Uma História da Imprensa Potiguar”, livro/e-book que reúne uma série de entrevistas realizadas para a Disciplina História e Legislação do Jornalismo.

No projeto idealizado e coordenado pela professora doutora do Departamento de Comunicação Social da UFRN
Socorro Veloso, juntamente com o designer gráfico John William Lopes, os alunos tiveram a oportunidade de entrevistar sob a orientação dela grandes nomes da história do jornalismo potiguar como:
Cassiano Arruda Câmara, Albimar Furtado, Osair Vasconcelos, Ana Maria Cocentino, Emanoel Barreto, Carlos Peixoto,Valdir Julião, Carlos Pandolphi, José Zilmar, Gerson de Castro, Tácito Costa e Maria das Graças Pinto.

O e-book será lançado em parceria com o selo Máquina, da Editora Tribo e faz parte da série Jornalismo Potiguar, sendo o segundo volume da coleção. O livro tem como propósito resgatar e preservar a memória e a
história da imprensa potiguar a partir dos depoimentos de jornalistas que não só fizeram parte dela como contribuíram com o seu trabalho para a sua construção.

O livro traz nas entrevistas a história pessoal e profissional de cada entrevistado , os momentos mais marcantes das suas carreiras, curiosidades e bastidores das notícias que levaram diariamente aos leitores informações sobre importantes acontecimentos das últimas décadas no Rio Grande do Norte. Também trata do fazer
jornalístico, seus desafios, prazeres e dificuldades em suas trajetórias.

O evento de lançamento acontece no dia 29 de agosto, às 19h00, no auditório do prédio do Departamento de Comunicação Social. O evento é aberto para toda a população.

Os candidatos do prefeito Naldinho nas eleições de outubro

Resultado de imagem para fotos de naldinho com robinson faria
O prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho (PSD), afirmou que os seus candidatos nas eleições de outubro, são os seguintes: Deputado estadual (Márcia Maia), deputado federal (Fábio Faria), senadores (Geraldo Melo e Garibaldi Filho), governador (Robinson Faria), presidente da república (Ciro Gomes).
Com informações do blog do Silvério Alves

Time Sub-20 de São Paulo do Potengi viajou para disputar a Taça-Brasil de Futsal no Espírito Santo

A equipe Sub-20 de futsal de São Paulo do Potengi viajou na tarde deste domingo, 19, com destino a Cachoeiro do Itapemirim, estado do Espírito Santo, onde vai disputar a Taça Brasil de Futsal Sub-20. Viajaram 16 atletas e 5 membros da Comissão Técnica que tem o comando de Jadson Pereira.
A competição no Espírito Santo é disputada pelos campeões estaduais do ano anterior, e no ano passado o campeão do RN foi São Paulo do Potengi, numa parceria entre o ABC Futebol Clube, ADESPP e Prefeitura Municipal. O ABC foi representado no Estadual Sub-20 de Futsal no ano passado por São Paulo do Potengi e acabou sendo campeão, portanto para a Taça Brasil a parceria continua, devido São Paulo do Potengi não ser uma equipe federada na CBFS – Confederação Brasileira de Futsal.
A Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi (Gestão Naldinho) apoia a participação da equipe.
A COMPETIÇÃO
A competição inicia nesta terça-feira, 21 de agosto, com 6 equipes:

Natação e Regatas Alvares Cabral (ES)
ABC/ADESPP São Paulo do Potengi (RN)
Associação Desportiva Atletas do Futuro (MA)
Grêmio Recreativo Pague Menos (CE)
A. São Lucas Futebol Clube (PR)
Vilavelhense Futebol Clube (ES)

Todos se enfrentam e quem somar mais pontos é o campeão.

Os jogos da equipe potengiense serão esses:

ABC/São Paulo do Potengi x A. São Lucas Futebol Clube-PR (Terça, 21 – 18h)
ABC/São Paulo do Potengi x Associação Desportiva Atletas do Futuro-MA (Quarta, 22 – 16h30)
ABC/São Paulo do Potengi x Vilavelhense Futebol Clube-ES (Quinta, 23 – 18h)
ABC/São Paulo do Potengi x Grêmio Recreativo Pague Menos-CE (Sexta, 24 – 16h30)
ABC/São Paulo do Potengi x Natação e Regatas Alvares Cabral-ES (Sábado, 25 – 18h)

SPP News

Agenda de Atendimento do Centro da Visão de São Paulo do Potengi-RN

Banco do Nordeste comunica realização de concurso público

Os interessados em compor o quadro funcional do Banco do Nordeste devem ficar atentos. O edital de seleção para os cargos de Analista Bancário (nível médio) e Especialista Técnico – Analista de Sistemas (nível superior) será publicado dentro de um mês, com período de inscrições logo em seguida.

O requisito básico para o cargo de Analista Bancário é ter concluído o ensino de nível médio até a data de término da qualificação para a posse, com certificado emitido por instituição de ensino devidamente reconhecida pelo órgão competente.

Em relação ao cargo de Especialista Técnico – Analista de Sistemas, será necessário que o candidato tenha concluído um dos cursos superiores em nível de graduação ou sequencial de forma específica, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC): Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia da Informação, Informática, Sistemas de Informações, Tecnologia da Informação, Processamento de Dados, Segurança da Informação, Tecnologia em Telemática; ou ter concluído qualquer outro curso superior, em nível de graduação, reconhecido pelo MEC, desde que tenha concluído também curso de pós-graduação (stricto ou lato sensu) na área de Informática e/ou Segurança da Informação, com carga horária mínima de 360 horas.

Os candidatos selecionados poderão compor o quadro de funcionários do Banco do Nordeste, que possui hoje 292 agências distribuídas em todo o Nordeste, além do norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo.

O BNB é o banco de desenvolvimento da região, atuando com crédito de longo prazo e com programas de microfinanças urbana (Crediamigo) e rural (Agroamigo). No crédito de longo prazo, o Banco é o operador exclusivo do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Somente este ano, a instituição, que possui mais de 4 milhões de clientes, já aplicou volume superior a R$ 19 bilhões na economia regional.

Blog Tangaraense

Em homenagem a Luís Benes, Erick Pereira lança livro sem autografar

O advogado Erick Pereira lançou ontem à noite, na UFRN, o livro “Manual Esquemático das Eleições 2018”.

Em respeito a Luís Benes, falecido esta semana vítima de um sequestro-relâmpago, não autografou os livros. O jovem era amigo dos seus filhos.

Na ocasião, houve a palestra do juiz eleitoral Gustavo Smith e foram vendidos 182 livros e com isso arrecadado 122 pacotes de fraldões geriátricos e R$ 1.050 em dinheiro para o Juvino Barreto.

O evento foi bastante prestigiado com políticos, magistrados, advogados e muitos estudantes.

Erick Pereira disse na abertura do evento: “A maior das dores pode ser apenas intuída, pois os pais sempre sonham muito mais o futuro dos seus descendentes do que os seus próprios filhos.”

O Arcebispo Dom Jaime Vieira celebra a Missa do Agricultor nesta sexta (17), em São Paulo do Potengi

Resultado de imagem para fotos de padre ramos com dom jaime vieira.
Nesta sexta-feira, 17 de agosto, acontece em São Paulo do Potengi a Missa do Agricultor com a seguinte programação:
8 horas, no Centro Social São Paulo, o Padre Júlio César (que vem de Natal) vai falar sobre o tema: “Cristãos leigos e leigas sujeitos da Igreja em Saída”, tendo como lema: “Sal da terra e luz do mundo” (Mt. 5, 13-14).
10 horas, Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo, o Arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira presidirá a Missa do Agricultor, onde no Ofertório diante do Altar do Senhor serão depositados produtos do campo.

VÍDEO: debate dos candidatos ao Governo do RN

Nesta sexta (17) Tem “Estação Cascudo Sertão Criança”, em São Paulo do Potengi

Resultado de imagem para imagens do projeto estação cascudo sertao criança
Com a patrocínio da COSERN, dentro do mês da cultura, a Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, apresenta logo mais a partir das 20 horas na Praça Monsenhor Expedito, em nossa cidade, o  projeto de teatro “Estação Cascudo Sertão Criança”. A exibição teatral é gratuita e pra todas as idades. Participe, leve sua família, convide os amigos.
A produção é da Bobox Produções  e a realização do Grupo Estação de Teatro.
Silvério Alves

Prefeitura de São Paulo do Potengi realiza tapa-buracos com asfalto por toda a cidade

Tapa-buracos na rua Bento Urbano.

A Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi, em parceria com o DER – Departamento de Estradas de Rodagem, realizou durante essas duas últimas semanas o tapa-buracos com asfalto por todas a cidade.

Na 1ª semana foram feitos os serviços nas avenidas da Liberdade e Ouro Branco, no Bairro Novo Juremal. Nesta semana que passou foi a vez das ruas do Bairro Nossa Senhora Aparecida: Vicente Gomes da Rocha e Manoel Joaquim de Araújo, e em seguida foram feitos os serviços nas ruas do Centro da Cidade: Bento Urbano, e parte da General Dantas, em frente ao Banco do Brasil.
Por último, o serviço de tapa-buracos contemplou o Paredão da Barragem, que melhora aquela estrada para o trafego de veículos. Aquele espaço também é utilizado para a prática de caminhada.
Prefeitura está delimitando com meio-fio a Avenida da Liberdade
Quem passa na Avenida da Liberdade no Bairro Juremal dá pra ver que está sendo feito a delimitação da rua com meio-fio. Essa delimitação é importante até para o pedestre que terá seu espaço para se deslocar, com mais segurança, sem medo de um veículo invadir.
Após a conclusão da delimitação com meio-fio, será feito o recapeamento por toda extensão da Avenida da Liberdade.
sppnews

Prefeitura de SPP realiza ações de incentivo à amamentação

As Unidade Básicas de Saúde (UBS) de São Paulo do Potengi realizou ações de incentivo à amamentação. As ações foram da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que foi de 01 a 07 de agosto promovida pela Secretaria de Saúde em todas as UBSs do município. Nas fotos, a ação na UBS do Cabaço.
O objetivo foi potencializar as ações que já são realizadas diariamente durantes as consultas de pré-natal, dando as mães as informações necessárias para que seus filhos nasçam e cresçam com saúde.
A amamentação traz uma série de benefícios não só para o bebê, como também para a mãe.
Para os bebês, a amamentação protege-os contra doenças, como infecções, alergias, asma, e desnutrição; previne problemas dentários e respiratórios.
Já para a mãe, o aleitamento materno ajuda o útero a voltar ao tamanho normal mais rapidamente; reduz o risco de anemia e hemorragia após o parto; favorece o contato com o bebê; ajuda na redução mais rápida do peso; reduz o risco de câncer de mama; é prático e seguro: o leite está sempre pronto e fresco e não estraga.
sppnews

Três milhões buscam emprego há mais de 2 anos no país, diz IBGE

Dados divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 3,1 milhões de brasileiros procuram emprego há mais de 2 anos. Trata-se do maior número da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012. Este número corresponde a cerca de 24% do total de desempregados no país, que ficou em 13 milhões no 2º trimestre.

Essa população que procura emprego há mais de 2 anos é equivalente a toda a população do Uruguai ou a toda a população de Brasília.

Proporcionalmente, Amapá é o estado que tem a maior população de desempregados procurando emprego há mais de 2 anos. Lá, 49,3% dos desempregados estão nesta condição. Em SP, são 830 mil desempregados nesta condição, o que corresponde a 24,2% deste contingente

Do total de desempregados no país, a maior parte – 6 milhões – estão procurando trabalho há mais de 1 mês e a menos de 1 ano, 1,8 milhão entre 1 e 2 anos, e 1,9 milhão há menos de 1 mês.

A taxa de desemprego recuou para 12,4% no 2º trimestre, ante 13,1% no 1º trimestre, segundo já havia sido divulgado anteriormente pelo IBGE. A queda da taxa de desemprego, entretanto, tem sido puxada pela geração de postos informais e pelo grande número de brasileiros fora do mercado de trabalho. Já o número de trabalhadores com carteira é o menor já registrado pelo IBGE.

Desalento também é recorde e atinge 4,8 milhões
Apesar da queda no número de desempregados no 2º trimestre, a pesquisa do IBGE mostra que aumentou o número dos que trabalham menos do que gostariam, que saíram da força de trabalho por algum motivo pessoal ou familiar, ou que simplesmente desistiram de procurar alguma ocupação.

O número de desalentados bateu novo recorde e atingiu 4,8 milhões no 2º trimestre, 203 mil pessoas a mais em relação ao 1º trimestre. Já o número de subocupados subiu para 6,5 milhões contra 6,2 milhões nos 3 primeiros meses do ano.

Ao todo, segundo o IBGE, são 27,6 milhões de brasileiros subutilizados, o que representa 24,6% da força de trabalho. O grupo reúne os desempregados, aqueles que estão subocupados (menos de 40 horas semanais trabalhadas), os desalentados (que desistiram de procurar emprego) e os que poderiam estar ocupados, mas não trabalham por motivos diversos.

Falta trabalho para 27,6 milhões de brasileiros, aponta IBGE

O coordenador da pesquisa, Cimar Azeredo, destacou que o número recorde de desalentados revela que o contingente de desempregados pode ser muito maior. Isso porque desalentado é aquele trabalhador que desistiu de procurar emprego e que isso não significa que ele recusaria uma vaga se lhe fosse oferecida. Já o desempregado é aquele que está em busca de colocação no mercado.

“Muitas dessas pessoas desalentadas sequer têm dinheiro para pagar passagem e procurar emprego”, afirma.

Perfil do desemprego

Segundo o IBGE, 67% dos desempregados no país têm entre 18 e 39 anos. Outros 23% têm entre 40 e 59 anos.

“O que mais preocupa é essa parcela da população adulta, que é a que deveria efetivamente estar ocupada, já que a princípio seria a que já concluiu os estudos, se constitui como arrimo de família e que tende a ter mais dificuldade de se recolocar no mercado”, avaliou Azeredo.

G1

UTILIDADE PÚBLICA (São Paulo do Potengi): SERVIÇO DE MELHORIA NA REDE ELÉTRICA COM DESLIGAMENTO PROGRAMADO

A Cosern comunica que, para realizar serviços de melhoria na rede elétrica, será necessário interromper temporariamente o fornecimento no sábado, 18, das 08h às 12h, no Centro, Rua da Liberdade e adjacências, no município de São Paulo do Potengi.

Caso os serviços sejam realizados antes do horário previsto, a rede será energizada sem aviso prévio.

Fique atento: a Cosern sempre avisa antecipadamente quando precisa realizar desligamento programado na rede elétrica.

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:  Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou Telefonar para o 116.

Os candidatos a governador do RN apoiados pelos prefeitos potengienses

Resultado de imagem para fotos de fatima robson e carlos eduardo
Na região do Potengi são os seguintes os candidatos a governador do Rio Grande do Norte, apoiados pelos prefeitos potengienses e por seus grupos políticos.
Apoiam a reeleição do governador Robinson Faria, os gestores municipais de Barcelona (Neto Mafra) Lagoa de Velhos (Sonyara), Rui Barbosa (Tiquinho), São Paulo do Potengi (Naldinho), São Tomé (Babá), São Pedro (Miguel Cabral), Serra Caiada (Socorro) e Santa Maria (Pedro Henrique).
Apoiam a candidatura de Carlos Eduardo Alves ao Governo do RN, a prefeita de Riachuelo (Mara Cavalcante), o prefeito de Bom Jesus (Clécio Azevedo) e o prefeito de Ielmo Marinho (Dr. Cássio).
O prefeito Grimalde da cidade de Senador Elói de Souza, apoia a candidatura da Senadora Fátima Bezerra a governadora do nosso estado.
Blog Silvério Alves

Filho de São Paulo do Potengi, Andson Farias desiste de disputar um mandato de deputado federal

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Andson Faria, área interna
O Potengiense Andson Farias, em nota na sua rede social anunciou  a desistência de concorrer a um mandato de deputado federal nas eleições de 2018.
Confira nota:
Aos amigos de São Paulo do Potengi e do Rio Grande do Norte
Há muito tempo penso, planejo e elaboro um novo projeto para o povo da nossa querida cidade São Paulo do Potengi.
A vida pública exige coragem e isso não me falta, coloquei o meu nome a ser avaliado pelo meu partido o PRP filiado desde 2015 para disputar as eleições de 2018 a uma vaga na câmara federal, para ajudar o nosso estado sair de um governo ruim que tanto maltrata o seu povo.
Afirmei o meu desejo de representar a minha terra.
Pelo fato de não ser filho de Senador, de Governador ou ter padrinhos políticos e diante das circunstância do atual processo eleitoral resolvi adiar esse projeto.
Em poucos meses tiverem a honra de propor essa nova agenda, saio do pleito com a esperança revigorada, a esperança de um estado democrático, generoso com as diferenças e, mas equilibrado socialmente.
Com os pés no chão e os olhos no futuro ATÉ BREVE.
Andson Farias
São Paulo do Potengi — RN
Blog do Lucas Tavares

Secretária de Segurança do RN emite nota sobre a morte de jovem durante assalto

Da secretária de Segurança, Sheila Freitas, sobre a morte de Benes Júnior durante um assalto, na tarde desta quarta-feira (15), em Natal.
“Vivemos uma guerra.
Uma guerra sem tréguas.
Todos os dias, milhares de policiais saem de suas casas para enfrentar o crime organizado, o tráfico de drogas e as facções criminosas.
Todos os dias prendemos bandidos, desmontamos quadrilhas e exercemos a força da lei e do Estado.
Hoje, durante mais uma ação contra o crime, perdemos mais uma vida.
A vida de mais um jovem.
Mas o crime não vai nos vencer. O crime que toma conta do país, e que aqui se instalou, não vai vencer o Estado do Rio Grande do Norte.
Com toda a dor de quem é mãe, mulher e policial, quero aqui dizer que vamos lutar com todas as nossas forças, erguer nossas muralhas e aumentar ainda mais a nossa energia.
Em honra ao jovem de hoje e aos potiguares que pereceram nesta guerra e que não conseguimos proteger em sua plenitude.
O crime não terá trégua.
Não vai me vencer.
Não vai vencer as polícias do RN. E não vai vencer um estado inteiro de cidadãos de bem.
Sheila Freitas.
Secretária de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte

Filho de ex-prefeito de Lajes foi morto após assalto, em Natal

O filho do ex-prefeito de Lajes-RN, Bênes Leocádio foi morto por bandidos no final da tarde desta quarta-feira (15), em Natal. O jovem de apenas 16 anos foi assaltado e levado por bandidos em um carro. Na zona Norte da capital, os assaltantes entraram em confronto com a Polícia. O jovem foi baleado e socorrido para UPA de Pajuçara, onde chegou morto. Um bandido também morreu na troca de tiros, um outro foi baleado e preso.

O pai do Jovem, Bênes Leocádio é ex-prefeito da cidade de Lajes, ex-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte e é candidato a deputado federal nas próximas eleições.

Blog do Silvério Alves

Na região Agreste, 14 prefeitos declaram apoio a reeleição de Robinson Faria

Resultado de imagem para fotos de robinson faria com tiao couto

Vários prefeitos e lideranças políticas da região Agreste se reuniram na noite dessa segunda-feira (13), no município de Lagoa de Pedra, para prestar apoio à chapa majoritária formada por Robinson Faria (PSD) para governador, Tião Couto (PR) vice e Geraldo Melo (PSDB) senador, da coligação ‘Trabalho e Superação’.

O apoio a Robinson Faria foi declarado pelos prefeitos de Lagoa de Pedras, Raniere (PSD); de Monte Alegre, Severino (MDB); de Vera Cruz, Marcos Cabral (PSB); de Lagoa Salgada, Osivan (MDB); de Boa Saúde, Edice (PR), de Serra Caiada, Socorro (PSD); de Serrinha, Deda (Podemos); de Santo Antônio, Josimar (Podemos); de Passa e Fica, Léo Lisboa (PSD); de Campestre, Nenem Borges (MDB); de Serra de São Bento, Wanessa (MDB); de Espírito Santo, Fernando (PSDB); de Goianinha, Berg (PSD), de Jundiá, José Arno (PSD) e de Tibau do Sul, Modesto (PSD), das ex-prefeitas Ivanilde Matias e Norma Ferreira, de Brejinho e de São José de Mipibu e dos amigos e ex-prefeitos Cid Arruda e Faustinho, de Nova Cruz e Serra Caiada.

Robson Pires

A Prefeitura está calçando 11 ruas no Novo Juremal, em São Paulo do Potengi

A Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi (gestão Naldinho) está calçando gradativamente 11 ruas no Bairro Novo Juremal, em nossa cidade. Às ruas são as seguintes: Jurema, Manjericão, Lagoa do Canto, Pitombeira, Lagoa da Quixaba, Pedro Marques, Santa Rita, Olímpio Marinho, Oiteiros, Manoel Inácio e Campo Grande.
Com informações do SPP News

MP diz que Batata recebia propina do contrato de iluminação pública e tentou comprar apoios na Câmara Municipal de Caicó através de Lobão com dinheiro e cargos

Uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) prendeu nesta terça-feira (14) o prefeito de Caicó, um vereador da cidade e ainda um lobista suspeitos de corrupção ativa e passiva, associação criminosa, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e dispensa indevida de licitação. A operação Tubérculo cumpriu três mandados de prisão, e outros seis mandados de busca e apreensão na cidade seridoense e em Natal. Além de presos preventivamente, o prefeito Robson de Araújo e o vereador Raimundo Inácio Filho foram afastados dos cargos. O lobista Edvaldo Pessoa de Farias teve prisão temporária decretada.

A operação Tubérculo é desdobramento das operações Cidade Luz, deflagrada em julho de 2017 e que desvendou um esquema criminoso instalado na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal através da constituição de cartel entre empresas pernambucanas que prestavam serviços de iluminação pública na cidade; e Blackout, realizada em agosto do mesmo ano e que apurou superfaturamento e pagamento de propina para manutenção do contrato de iluminação pública em Caicó.

Ao todo, 12 promotores de Justiça, 22 servidores do MPRN e 28 policiais militares participaram da operação Tubérculo. Os gabinetes do prefeito e do vereador foram alvos dos mandados de busca e apreensão.

“Lâmpadas”
Pelo que foi apurado pelo MPRN, o envolvimento de Robson de Araújo, conhecido por Batata, com o esquema fraudulento começou antes mesmo de ser empossado prefeito de Caicó, ainda em novembro de 2016. A investigação sobre a participação do prefeito foi iniciada após os empresários Allan Emannuel Ferreira da Rocha e Felipe Gonçalves de Castro, presos na operação Cidade Luz, firmarem termo de colaboração premiada com o MPRN.

Allan Emannuel e Felipe Gonçalves admitiram e apresentaram provas que negociaram com Robson Batata a continuidade da prestação dos serviços de manutenção da iluminação pública mediante pagamento de propina. Eles batizaram de “lâmpada” cada pagamento de R$ 1 mil que era efetuado. Os empresários apresentaram provas que mostram que foi estabelecido até mesmo um cronograma para o repasse da propina. Os empresários, a mando de Robson Batata, também negociaram com o lobista Edvaldo Pessoa de Farias. Pelo “serviço”, Edvaldo recebia uma “mesada” de R$ 3 mil dos empresários. Para o MPRN, há indícios de que o prefeito Robson Batata recebeu aproximadamente 70 “lâmpadas” pela manutenção de contratos para execução de serviços de iluminação pública com as empresas Real Energy Ltda e Enertec Construções e Serviços Ltda.

Corrupção na Câmara
A operação Tubérculo também investiga o cometimento de crimes de corrupção ativa e passiva por parte do prefeito Robson Batata e do vereador Raimundo Inácio Filho, o Lobão, na Câmara Municipal de Caicó. Após a deflagração da operação Blackout pelo MPRN, a Câmara instaurou uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar a responsabilidade de todas as gestões públicas municipais desde a criação da Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip). Em depoimento, alguns vereadores caicoenses afirmaram ao MPRN que Robson Batata ofereceu o pagamento de R$ 3 mil mensais e ainda cinco cargos na gestão municipal para que votassem a favor dele na CEI.

Em fevereiro deste ano, a Câmara Municipal recebeu uma denúncia popular que pede a cassação de Robson Batata da Prefeitura. Agindo a mando de Robson Batata, o vereador Lobão Filho procurou colegas na Câmara e ofereceu R$ 30 mil e cargos na gestão para que votassem contra a cassação do prefeito. Alguns vereadores, em depoimento ao MPRN, confirmam que foram contatados por Lobão Filho e que ele propôs as vantagens indevidas em troca do voto. Um dos vereadores procurados chegou a gravar conversa em que Lobão lhe faz a proposta de compra de voto por R$ 30 mil e cargos na Prefeitura. O processo de cassação de Robson Batata na Câmara está suspenso por decisão liminar, mas já se encontra instaurado a partir dos votos de 10 dos 15 membros da Casa Legislativa.

Prisões
Na decisão pelas prisões preventivas de Robson Batata e Lobão Filho, o desembargador Gilson Barbosa frisa que elas são necessárias por causa do “risco considerável de reiteração de ações delituosas por parte dos investigados”. Ele entendeu ainda que “caso permaneçam em liberdade, Robson de Araújo e Raimundo Inácio Filho, por se encontrarem nos cargos eletivos, tendo acesso às repartições públicas e em contato com outras pessoas envolvidas, continuarão a delinquir, no intuito de permanecer com os favorecimentos pessoais e na tentativa de obstar a cassação do prefeito”. Por fim, o desembargador destacou que é “importante não olvidar que podem os detentores dos cargos tentar escamotear as provas dos possíveis ilícitos, com a destruição de documentos, apagando conversas em aparelhos celulares e e-mails, cooptando outras pessoas etc”.

Para decretar a prisão temporária de Edvaldo Farias, o desembargador ressalta que ele agia com o objetivo de cumprir as ordens do prefeito de Caicó, “bem como se locupletar do dinheiro público”. Os três ficarão presos em Natal.

Confira aqui o pedido de prisão do MPRN, a decisão pelas prisões e a decisão pelas buscas e apreensões.

O Seminário “Pensando a Educação do RN” foi realizado em São Paulo do Potengi

Aconteceu em São Paulo do Potengi, no último sábado, dia 11,  o Seminário “Pensando a Educação do RN” promovido pelo pré-candidato a deputado estadual João Cabral.
O palestrante foi o ex-Secretário Estadual de Educação e ex-Secretário Adjunto do MEC, Chagas Fernandes. O evento contou com uma boa participação de professores, estudantes, e sociedade civil. O vereador Diogo Alves também participou.
Na oportunidade foram discutidas ideias para melhorar a Educação do RN.
SPP News

UTILIDADE PÚBLICA (São Paulo do Potengi): SERVIÇO DE MELHORIA NA REDE ELÉTRICA COM DESLIGAMENTO PROGRAMADO

A Cosern comunica que, para realizar serviços de melhoria na rede elétrica, será necessário interromper temporariamente o fornecimento na terça-feira, 21, das 08h às 12h, no Centro, Rua São Luiz e adjacências, no município de São Paulo do Potengi.

Caso os serviços sejam realizados antes do horário previsto, a rede será energizada sem aviso prévio.

Fique atento: a Cosern sempre avisa antecipadamente quando precisa realizar desligamento programado na rede elétrica.

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta: Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou  Telefonar para o 116.