São Paulo do Potengi: ‘Não sabia’, diz eliminado do Enem após ir ao banheiro com carteira”

 Luiz Neto, de 16 anos, foi flagrado pelo detector de metais ao voltar para sala.
‘Achei uma injustiça’, falou o estudante, que fez prova pela primeira vez.
Luiz Neto foi flagrado com carteira no bolso e acabou eliminado do Enem em Natal (Foto: Nathallya Macedo/G1)
Estudante de São Paulo do Potengi/RN, Luiz Alberício de Araújo Neto, de 16 anos, foi eliminado do Enem 2015 após ser flagrado com uma carteira no bolso ao voltar do banheiro. O estudante disse que não sabia da proibição e lamentou a eliminação. “Achei injusto porque eu desconhecia essa regra. Mas serve de aprendizado para mim”, falou.
Luiz Neto foi flagrado por um detector de metais. “Pedi para ir ao banheiro. Esqueci a carteira no bolso, avisei ao fiscal de corredor e ele disse que tudo bem. Quando cheguei ao banheiro, um seguranca passou o detector de metais e tinha uma moeda na carteira. Fui levado à coordenação da prova, e fui avisado da minha eliminação. Achei uma injustiça, mas vou usar isso como aprendizado, pois esse é apenas o meu primeiro concurso”, falou.
O que levar 
De acordo com o edital do exame, o candidato deve resolver a prova utilizando exclusivamente caneta preta feita de material transparente (não é permitida caneta azul). Também é obrigatório que o candidato porte um documento de identificação original com foto.
Os documentos aceitos, segundo o Inep, são: RG, Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) emitida após 27 de janeiro de 1997, Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Identidade funcional.
É permitido que o candidato leve comida e bebida para a prova. No entanto, não é permitido o uso de óculos escuros, bonés e equipamentos eletrônicos.
Não é obrigatório que o candidato leve o cartão de confirmação de inscrição no dia da prova, porém o Inep recomenda que o candidato leve ou pelo menos anote os dados que estão no cartão (endereço, andar e sala na qual o candidato fará a prova).
G1/RN

Deixe uma resposta