Ivonete discute MP 653/2014 com comissão de farmacêuticos do RN

A votação do relatório final da comissão mista que analisa a MP das Farmácias (MP 653/2014), programada para esta quarta-feira (19), foi adiada para a próxima terça (25). Para tratar desse assunto, ontem, a Senadora Ivonete Dantas (PMDB-RN) recebeu em seu gabinete mulheres representantes do setor farmacêutico do RN.
A parlamentar potiguar discutiu com as farmacêuticas os pontos mais polêmicos da MP 653/2014 e se mostrou contra a medida que desobriga a presença dos farmacêuticos nas farmácias e drogarias.
Além disso, o texto institui a assistência farmacêutica por telefone ou remota, impossibilitando uma avaliação pessoal do paciente, e tira também a possibilidade de fiscalização pelos Conselhos Regionais de Farmácia para exigir a presença do profissional.
“A atuação dos farmacêuticos é uma questão de saúde pública. Nosso país precisa combater a automedicação e a presença de um farmacêutico nas farmácias para orientação dos pacientes é essencial”, defendeu Ivonete.
Para a Senadora, as farmácias precisam ser valorizadas como estabelecimentos de saúde. Segundo ela, a medida deve ser derrubada para evitar uma demissão em massa de profissionais, e estimular os universitários dos cursos de Farmácia.

Deixe uma resposta

curiosidades