Eventos marcam Dia da Luta Antimanicomial

O Dia da Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio. Em alusão à data, serão realizados em Natal diversos eventos que incluem roda de conversa, debate, manifesto antimanicomial e uma oficina de pintura antimanicomial no Hospital João Machado.

O movimento surgiu de um encontro, realizado na mesma data, no ano de 1987, em Bauru/SP, quando pacientes e familiares se reuniram para discutir uma reforma psiquiátrica no Brasil. Desde então a data marca a luta pela melhoria na qualidade da atenção às pessoas com transtornos mentais, para que tenham melhor proteção, tratamento e direitos.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da coordenação estadual de Saúde Mental, acompanha a formação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no estado. O Rio Grande do Norte tem atualmente 44 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), todos de responsabilidade das gestões municipais, mas que recebem o apoio técnico da Sesap, que realiza visitas com o objetivo de qualificar as equipes de atendimento, monitorar a qualidade da oferta dos serviços, além de promover a discussão da Rede nas Regiões de Saúde. Neste ano, foram visitados até o momento os CAPS de Macau, Parnamirim, Nova Cruz, Ceará Mirim, Caicó, Jucurutu, Parelhas e Currais Novos.

Produção audiovisual

 O filme “A Casa do Doido Alexandre” foi lançado neste ano, em uma parceria entre profissionais da Sesap, do Canal Saúde e da Vídeo Saúde Distribuidora da Fiocruz, do Coletivo Anta Audiovisual e da Prefeitura de Nova Cruz/RN. O curta metragem retrata em 16 minutos o preconceito sofrido pelas pessoas que possuem transtornos mentais. A produção está disponível na plataforma digital Vimeo.

Segue a programação para o dia da Luta Antimanicomial em que a Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas configura como opoiadora e parceira.

PROGRAMAÇÃO DO MOVIMENTO ANTIMANICOMIAL RN – 2018

18/05

08h30 – Roda de Conversa

Práticas de Desinstitucionalização na Saúde Mental

Local – Laboratório de Psicologia – UFRN campus central

14h – Manifesto Antimanicomial

Local – Praça Cívica de Natal/RN

21/05

19h – Debate: A liberdade é terapêutica

Local – Auditório do Departamento de Enfermagem –  UFRN campus central

05/06

9h – Oficina de Pintura Antimanicomial no Hospital João Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *