Prefeito Naldinho participou da abertura da 21ª Expolajes

Prefeito de Lajes –  Bênes  Leocádio, João Paulo, Cássia Lisboa, Kaynara, Nildo e o prefeito de São Paulo do Potengi – Naldinho
Blog do Silvério Alves – Na noite da última  sexta-feira, 28 de agosto, o prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho e blogueiro Silvério Alves, foram até a cidade de Lajes, localizada na região Central do RN, para participar da abertura solene da 21ª Expolajes, a Exposição de Caprinos e Ovinos daquela cidade. Uma realização do Governo do Estado com outras instituições parceiras.
Dentre outras autoridades, estiveram presentes ao evento, o secretário da Agricultura do RN, prefeitos, Naldinho, de São Paulo do Potengi, Bênes Leocádio, daquele município e de um bom público. A Exposição que já é uma tradição naquela região será encerrada neste domingo.
Silvério Alves, Naldinho e um grupo de amigos de Lajes. Foto: Blog Cabugi Central

Segunda edição do “Atitude na Praça” reúne grande público

O domingo (16) marcou a 2ª edição do “Atitude na Praça” realizado na Praça do Beijoqueiro, no bairro Bom Pastor, em Natal. A ação, que integra os projetos Encena e Tecendo Arte no Fio em parceria com a ONG Atitude Cooperação, fez o dia muito mais alegre e participativo para toda comunidade da zona Oeste. Mais de 300 pessoas envolvidas, entre alunos, instrutores e comunidade.  
 A ação contou com um cortejo pelas ruas do bairro, feira de artesanato, apresentação de danças e teatro, batalha de Hip Hop, além de aulas de slackline.
Essa foi à segunda ação da extensa programação de oficinas de teatro, leituras dramáticas, danças populares, confecção de artesanatos, que acontecem desde o mês de fevereiro na Atitude Cooperação. Ações como Atitude na Praça também se estenderão até o fim do ano graças ao patrocínio da Unimed Natal, Prefeitura de Natal, através do Programa Djalma Maranhão, com realização da Atitude Cooperação e da Natal Cultural, sob coordenação de Diana Fontes.

Ronda Cidadã é lançado na zona Leste de Natal

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social, lançou na manhã de hoje, 22, o Programa Ronda Cidadã no Centro Social Padre João Perestrelo, no Bairro de Mãe Luíza, zona Leste de Natal.
O Governador Robinson Faria, juntamente com a secretária de segurança, Kalina Leite e o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Angelo Dantas, estiveram presentes na solenidade que marcou o inicio do projeto piloto do Ronda Cidadã, programa prometido pelo governador na campanha.
O Programa Ronda Cidadã se destina às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania, sem, contudo, se descuidar do policiamento reativo, com o policiamento repressivo, de forma qualificada. 9 viaturas e um trio de motocicletas, além do policiamento a pé estarão presentes na comunidade 24h.
Para Cel Angelo Dantas, os policiais militares que estarão empregados no projetos tiveram treinamentos para trabalhar de perto com a comunidade em geral. “Os policiais fizeram cursos foram e outros estão recebendo instruções por multiplicadores. Com certeza a população local irá sentir a diferença desse trabalho”, disse.
As ações vão compreender inicialmente a Área Integrada de Segurança Pública 4 (AISP 4), formada pelos bairros de Areia Preta, Mãe Luiza e Petrópolis, que têm uma população estimada em 30 mil habitantes e aproximadamente dois quilômetros quadrados.
Ronda Cidadã é lançado na zona Leste de Natal.

Festa de Santana de Caicó/RN

Neste fim de Santana a cidade de Caicó/RN, será bem movimentado com grandes atrações músicas. Na sexta-feira (25) a Festa da Juventude na AABB que será animada pelo Forró da Pegação, Simone e Simara, Gabriel Diniz, Garota Safada e Wesley Safadão. No sábado (26) a pedida é o show no clube Corintians com a animação de Aviões do Forró, Dorgival Dantas e Solteirões do Forró.

Programa Cisternas RN assina novas ordens de serviço

Serão mais de 9.200 reservatórios de água, distribuídos em 82 municípios do Estado.

Nessa terça-feira (15), o Governo Federal e o Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), assinam, no auditório da Escola de Governo, a partir das 10h, as novas ordens de serviços que darão andamento ao Programa Cisternas Rio Grande do Norte – 1ª e 2ª Água. 
O Programa já atua no Estado, beneficiando famílias e ajudando no combate aos efeitos da seca. O evento contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, da secretária-adjunta da Sethas, Paula Valéria, gestores municipais e representantes das entidades parceiras.
O Programa Cisternas RN proporcionou, no convênio passado, a entrega de 3.100 reservatórios de água em 47 municípios, com investimento de R$ 4,7 milhões. Nessa nova etapa, o Programa vai construir mais de 9.200 cisternas, divididas entre reservatórios de água para consumo (1ª água) e para produção e criação de animais (2ª água), em 82 municípios do Estado, totalizando um investimento de mais de R$ 43 milhões.

As cisternas serão construídas no esquema de lotes divididos por regiões, sendo elas: Sertão do Apodi, Seridó, Sertão Central, Mato Grande, Litoral Norte e Sul, Assu-Mossoró, Potengi, Alto Oeste, Trairí, Agreste, Seridó Oriental, Médio Oeste e Microrregião de Mossoró.
De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), a captação da água da chuva, armazenada no reservatório de 16 mil litros, é capaz de garantir água para atender uma família de cinco pessoas em um período de estiagem de aproximadamente oito meses.
G1

Eduardo Campos chega ao Rio Grande do Norte

Foto: Cedida
O pré-candidato a Presidência da República Eduardo Campos(PSB) desembarcou nesta quinta-feira(22), no RN,e foi recebido pela vice-prefeita de Natal, Wilma Faria, e também pelo presidente da Câmara, Henrique Alves, para cumprimento de agenda política-eleitoral.
O presidenciável participa de uma entrevista coletiva na capital, depois visita o hospital filantrópico Varela Santiago, com objetivo da análise do seu programa de Governo para Saúde e, por fim, participa de uma procissão do interior para reunião com aliados, especificamente em Santa Cruz.

Blog do BG

Comissão do Selo UNICEF de São Paulo do Potengi participam de capacitação em Parnamirim

Os membros da comissão Inter Setorial Pro-Selo UNICEF, edição 2013-2016, de São Paulo do Potengi, participaram nesta terça-feira(06), no auditório da Escola Augusto Severo em Parnamirim durante todo o dia, do 2º. Ciclo de Capacitação – Planejamento e Participação Social.
Pela manhã, Rui Aguiar, representante do Unicef no Ceará, fez o acolhimento aos participantes e falou sobre a atuação da instituição no mundo e explicou o que é o Selo Unicef/Município Aprovado. A secretária de Educação, Vandilma de Oliveira, esteve representando o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques.
Rui Aguiar explicou que o Rio Grande do Norte sempre exerceu papel importante no desenvolvimento das ações do Unicef. “Os fóruns comunitários no RN começaram em 2004 e a preservação dos elementos culturais de cada região saiu das discussões feitas aqui“, justificou o coordenador.
Além de São Paulo do Potengi, representantes de várias cidades do RN participaram do evento.
” O evento foi promovido pela prefeitura Municipal de Parnamirim/RN”. 
Confiram as imagens: 
Membros da comissão Inter-Setorial pro selo UNICEF de São Paulo do Potengi 

Grupo da oposição de Pedra Preta anuncia apoio à Ezequiel e Walter Alves

O grupo da oposição em Pedra Preta, na região do Mato Grande, anunciou apoio à Ezequiel Ferreira (estadual) e Walter Alves (federal). O presidente da Câmara Municipal, Jadson Mendes e os vereadores professor Rivelino, Edson Xavier e Zé Paulino, todos filiados ao PMDB.

Também vão acompanhar a decisão em Pedra Preta, os ex-prefeitos José Mendes, Gilvan Inácio e João Batista Bandeira, também lideranças do PMDB no município.

PT aprova resolução de apoio a Robinson Faria

Os integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) aprovaram neste sábado (26) a resolução do partido que confirma a aliança do PT e PSD na chapa majoritária nas eleições de outubro de 2014. A resolução foi aprovada pelos diretórios municipais no Rio Grande do Norte e oficializada em reunião com petistas.

“A partir de agora, Robinson Faria não é pré-candidato apenas do PSD é do PT também. Vamos caminhar juntos”, afirma o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva. O vice-governador e pré-candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD) agradeceu aos petistas o apoio e afirmou que o Programa de Governo será construído com base nos projetos dos partidos que apoiam a candidatura.

Robinson Faria aceitará decisão do PT não se coligar na chapa proporcional

“Aceitamos a decisão do PT e continuaremos trabalhando. O PSD vai buscar agora novos aliados para se coligar na proporcional e sabemos que, no mínimo, vamos conseguir eleger três deputados estaduais”, disse ele durante encontro da executiva estadual do PT. Ainda ao participar da reunião, Robinson disse que a aliança que se formava era o “palanque da ousadia”.

Marcco/RN pede Impeachment de Rosalba Ciarlini e seu afastamento imediato do cargo

87oi87i54u3u56iu56u
O Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco/RN) informou no final da manhã de hoje que vai mesmo pedir o impeachment da governadora Rosalba Ciarlini, do DEM. O pedido deverá ser apresentado oficialmente nesta quinta-feira (24), às 10h, à Assembleia Legislativa. O impeachment seria motivado pelo chamado “crimes de Responsabilidade”
Segundo o Marcco, o pedido decorrente do quadro de absoluto desgoverno na sua gestão e do não atendimento das necessidades da população. Ademais, a referida gestora demonstra pretender governar acima das leis, afrontando a independência e autonomia dos demais Poderes e instituições. Por isso, na matéria, ainda se pede o afastamento imediato das funções, como medida que se impõe, nos termos do art. 65, § 3º, II, da Constituição Estadual, diante da deslegitimação política da governadora.
O desgoverno, segundo o Marcco, pode ser confirmado diariamente, em notícias feitas pela imprensa local, como: falta de atendimento médico aos pacientes SUS; péssima qualidade da água servida às populações do interior do Estado; falta de vagas e interdição da quase totalidade dos estabelecimentos socioeducativos; e, incremento significativo da criminalidade urbana e da taxa de homicídios no Estado.
Segundo o Marcco, “esse caos é decorrência de gravíssima ineficiência administrativa e irresponsabilidade de gestão instaladas no Governo do RN, através da sua Governadora eleita Rosalba Ciarlini Rosado, o que vulnera princípios extremamente caros para a administração pública”.
O Marcco ainda afirma que a denúncia visa iniciar, junto à Assembleia Legislativa do RN, processo político de impeachment contra a Governadora Rosalba Ciarlini Rosado, diante da prática de diversos crimes de responsabilidade previstos na Lei nº 1.079/50.
O Marcco é formado pela Associação do Ministério Público do RN; Associação dos Defensores Públicos do RN; Associação dos Juízes Federais do RN; Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho no RN; Controladoria Geral do Município de Natal; Controladoria-Geral da União no RN; Delegacia da Receita Federal do Brasil em Mossoró; Delegacia da Receita Federal do Brasil em Natal; Ministério Público do Estado do RN; Ministério Público do Trabalho/PRT 21ª Região; Ministério Público Federal /PRRN; Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas do Estado do RN; Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional RN; Procuradoria da Fazenda Nacional/RN; Procuradoria da União no RN; Procuradoria Federal no RN; Secretaria de Estado da Tributação do RN; Superintendência da Polícia Federal no RN; Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no RN; Superintendência do Patrimônio da União no RN; Superintendência da Agência Brasileira de Inteligência no RN; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no RN; Tribunal de Contas da União/Secex-RN; Tribunal de Contas do Estado do RN; União dos Auditores Federais de Controle Externo no RN; e UFRN.

Início de operações no novo aeroporto do RN é adiado pela terceira vez

Expectativa é que obras sejam concluídas na primeira quinzena de abril (Foto: Camila Torres/Inter TV Cabugi)
Aeroporto de São Gonçalo só começa a operar voos em 22 de maio.
Anúncio foi feito pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência.
O aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, teve a data do início das operações adiada pela terceira vez. A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República anunciou nesta terça-feira (22) o novo cronograma do novo terminal de cargas e passageiros do Rio Grande do Norte. Antes marcado para 10 de maio, o início das operações ficará para o dia 22 do mesmo mês. O aeroporto começará a funcionar a 22 dias do primeiro jogo da Copa do Mundo em Natal, marcado para o dia 13 de junho entre as seleções do México e Camarões.
G1

Agricultores de 113 municípios do RN receberão benefícios do Garanti Safra

A Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário publicou hoje (11) no Diário Oficial da União portaria que autoriza o pagamento dos benefícios relativos à safra 2012/2013 aos agricultores que aderiram ao Garantia Safra. No Rio Grande do Norte, 113 municípios serão beneficiados com a verba. Os pagamentos serão realizados a partir deste mês, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

A relação dos municípios contemplados está no Diário Oficial da União que pode ser consultado no site da Imprensa Nacional.

Prefeito Naldinho participará amanhã da solenidade de inauguração do Arena das Dunas

O prefeito de São Paulo do Potengi, José Leonardo Cassimiro de Araújo, ( Naldinho)  participa nesta quarta-feira, dia 22 de janeiro, da solenidade de inauguração do estádio Arena das Dunas, em Natal/RN.

O equipamento receberá quatro jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Foto: Canindé Soares/Reprodução

Com informações da página do facebook da Prefeitura de São Paulo do Potengi

Chiclete com Banana e Grafith brilham na primeira noite do Carnatal 2013

Novo formato da micareta – agora indoor – dividiu opinião de foliões.
Portões foram abertos com atraso de três horas e meia nesta quinta (5).

Bell Marques comandou o Nana em seu último Carnatal no comando do Chiclete com Banana (Foto: Arthur Barbalho/G1)

As bandas Chiclete com Banana e Grafith fizeram a festa do folião na primeira noite do Carnatal 2013. O novo local da micareta e o formato indoor dividiram opiniões: uns aprovaram, outros reclamaram. Os portões foram abertos com três horas e meia de atraso e o primeiro trio entrou no corredor da folia uma hora após o previsto anteriormente. O Carnatal 2013 acontece no parque de exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, até o próximo sábado (7).

O primeiro trio a entrar no corredor da folia foi o Grafithão, animado pela banda Grafith. Centenas de fãs acompanharam o grupo que animou ainda o público presente nos camarotes e na Arena 51. Em seguida, entrou na avenida o Nana Banana, em uma das últimas apresentações do vocalista Bell Marques junto com o Chiclete com Banana. Cada trio deu duas voltas no percurso.

A opinião dos foliões que curtiram a festa ficou dividida entre os que aprovaram o novo local e formato e os que não gostaram da mudança. “Está tudo muito desorganizado. Começou com o atraso para abrir os portões, depois que a gente entrava não tinha ninguém para dar uma informação sobre a direção que deveríamos seguir. O Carnatal desse ano não teve o mesmo brilho e o a mesma alegria dos outros anos nesse lugar, disse a decoradora Natália Ferreira, de 23 anos.

Já a bancária Ana Nunes dos Santos, de 33 anos, aprovou a mudança, apesar de reclamar do atraso na abertura dos portões. “O atraso foi muito ruim, as pessoas ficaram impacientes, mas depois que a gente entrou já entramos no ritmo da festa. Eu gosto do Carnatal em um local fechado porque nos dá uma segurança maior e por isso curtimos a festa com mais tranquilidade”, disse.

O evento contou com segurança privada e o apoio de 300 policiais militares que atuaram dentro do parque e no entorno da festa.

Nesta sexta-feira (6), o Carnatal recebe mais uma vez o bloco Nana Banana com o Chiclete, Coco Bambu com Asa de Águia e participação de Ivete) e Caju com Claudia Leitte. Na Arena 51 a atração é a banda Parangolé e no camarote skol se apresentam as bandas Oito7Nove4, Mesa Doze e El Baile.

Kaká Grafith comandou o bloco Grafithão na primeira noite do Carnatal (Foto: Arthur Barbalho/G1)
Do G1

Homem morto a tiros em São Paulo do Potengi

Por volta das 17:30 da tarde de ontem , 05.12.2013, um homem foi assassinado em frente ao PETI, no bairro do Novo Juremal, em São Paulo do Potengi, algumas pessoas dão conta que este rapaz estava preso e de liberdade condicional, o rapaz foi morto com vários tiros que atingiram cabeça e tórax, muitos curiosos se encontram no local.

Fotos do  Vandinho Amaral.

Aldeniz Victor da Silva, natural de Natal/RN, nascido aos 21/06/1994

ALDENIZ VITOR DA SILVA cumpriu pena de aproximadamente (10) meses no regime fechado no CDP (Centro de Detenção Provisório de São Paulo do Potengi/RN, por crime de trafico de drogas na Cidade de São Tomé/RN. atualmente tinha ganhado progressão de regime para o semi-aberto e aproximadamente uns (02) meses estava residindo na cidade de São Paulo do Potengi em uma rua próximo ao CDP.

Fonte. Mario Adelino

Agricultor que ganha 600 reais por mês banca dois filhos na faculdade, na região de Caicó-RN

pai-estudantes

A belíssima história do agricultor “José Orlando Balbino” enche os
olhos de lágrimas de quem sabe o que é ter filhos em uma universidade, e
principalmente quando o estudante está longe da família, aumentando os
custos com transporte, alimentação e moradia, sendo a única fonte de
renda… nada mais que 600 reais/mês, pouco menos que o salário mínimo dos
brasileiros.

Seu Balbino é agricultor, mas nesse momento difícil que passa o
semi-árido seridoense com a seca, seu sustento ficou mais limitado
ainda, já que o trabalho se limita à luta de gado, na fazenda Umari, a
25 km de Caicó. E para tentar conseguir um extra, sua esposa, Maria das
Graças Dantas, cria galinhas e alguns caprinos. E foi da venda de dois
desses animais que a família conseguiu comprar o anel de formatura para
um dos filhos, que já se formou.

Cleidson Dantas Balbino, é um exemplo a ser seguido por um filho, tem
apenas 24 anos e se formou pela UERN, em Física, e todas as suas
despesas foram custeadas pelos pais, já que o jovem não conseguia
trabalhar em face dos dois períodos de aulas (manhã / tarde), detalhe…
foram mais de quatro anos indo e voltando a Pau dos Ferros. E para a
história ficar mais bonita ainda, o garoto não abandonou sua raiz, fez
questão de mostrar o pai aos amigos, e com muito orgulho o convidou para
ser o padrinho de diplomação.

“Sinto muito orgulho do meu pai, ele é honesto, trabalhador e tudo
que ganha é para o sustento da família, vou devolver a ele tudo que fez
por mim, tenho certeza! Nunca vou esquecer que ele e minha mãe venderam
dois animais e juntaram mais um pouquinho para completar o dinheiro de
comprar o meu anel de formatura, que custou 900 reais”, completou o
rapaz.

A história não acabou, com um dos filhos já formado recentemente,
chegou a vez da filha, Cleide Alane Dantas Balbino, 22 anos, que iniciou
o curso de letras pela UERN, também na cidade de Pau dos Ferros, e como
tudo recomeçou, o casal pega os 150 semanais que recebe, faz a feira
com 90 reais e guarda o restante, 60 reais. No fim do mês envia para a
filha os 240 reais que juntou nas quatro semanas do mês, e para o
dinheiro ser suficiente, a jovem pratica a rotina do irmão, almoça no
restaurante popular em Pau dos Ferros.

A história do casal José Orlando e Maria das Graças leva qualquer um a
raciocinar que a felicidade não está em volta da materialidade, mas sim
das conquistas intelectuais e da decência do ser humano, com isso o
comportamento exemplar praticado pelo casal devia ser seguido por
pessoas que passam por cima de conceitos básicos da família, que é o
amor, e isso não se tem com dinheiro, mas com doutrina e respeito.

Por Edilson Silva

Criança morre esmagada por caminhão no alto de São Manoel em Mossoró RN

Uma criança morreu na manhã de hoje 25 novembro 2013, por volta das 10:00 horas na rua da UPA São Manoel. Segundo informações uma mulher seguia em uma motoneta 50cc conduzindo uma criança de apenas um ano e outra de 11 anos de nome Maria Rita que é filha de sua vizinha, onde a mesma levava para um posto de vacinação. 

 Quando o motorista do caminhão de placa NOA-0146 se evadiu do local gritando desesperado com as mãos na cabeça.Segundo informações de testemunhas vinha muito rápido no mesmo sentido sentido Alto São Manoel/Alto da Conceição e teria perdido controle do veículo. No local uma forte marca de frenagem na pista revela que ele tentou evitar a colisão. A criança de 11 anos foi esmagada pelo caminhão.
 No local o desespero toma conta de todos que presenciaram o acidente, assim como a mulher que esta em estado de choque, ela e a criança de um ano nada sofreram.

Fonte: Passando na hora

Inscrições para processo seletivo da UERN começam dia 18

Serão oferecidas 2.180 vagas e a taxa de inscrição custa R$ 110.
Aplicação das provas será dias 2 e 3 de fevereiro de 2014.

As inscrições para processo seletivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) começam na próxima segunda-feira (18) e seguem até o dia 6 de dezembro. O edital foi publicado no último dia 6. Serão oferecidas 2.180 vagas e a taxa de inscrição custa R$ 110.
Os estudantes que desejam ingressar na UERN, a partir de 2014, deverão realizar suas inscrições exclusivamente pela internet no site da instituição. O candidato que se identificar como pertencente ao sistema de cota social e que se considere pessoa com deficiência, deverá, obrigatoriamente, entregar a documentação exigida no edital no período de 16 a 20 de dezembro de 2013, das 8h às 17h em um dos locais estipulados no edital. (clique aqui para ver o edital).
A UERN reserva 5% do total das vagas disponíveis para alunos portadores de deficiência, além de 50% para estudantes que tenham cursado todo o ensino fundamental e médio em escola pública. Um destaque do edital  é o aumento do número de vagas para curso de medicina, que é o mais concorrido da instituição. Ao todo, serão oferecidas 60 vagas, 34 a mais que no processo seletivo de 2013.
Provas
A aplicação das provas do PSV acontece entre os dias 2 e 3 de fevereiro de 2014. O horário de realização do processo seletivo começa a partir das 13h30 (horário local), com duração de quatro horas. Para candidatos portadores de necesidades especiais, a prova tem o acréscimo de uma hora. O acesso ao local de realização das avaliações pelo candidato ocorrerá das 12h45 às 13h15. O PSV será aplicado simultaneamente nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu,Natal e Caicó.
Do G1

Exército inaugura poço artesiano movido a energia solar no RN.

Como parte das obras de combate à seca, o Exército Brasileiro inaugura nesta sexta-feira (20) um poço artesanal movido a energia solar no Sítio Juá, localizado no município de São João do Sabugi. O Comando Militar do Nordeste tem a meta de instalar 200 poços artesianos na região nordestina.

O poço do Sítio Juá será o primeiro dos poços que estão sendo construídos no Nordeste a utilizar a energia solar em caráter experimental. A obra beneficiará 32 famílias da comunidade rural. Antes da nova forma de abastecimento, os moradores precisavam buscar uma água de qualidade ruim nas proximidades ou aguardar a chegada dos carros-pipa trazidos pelo ExérciTo Brasileiro. O poço tem 60 metros de profundidade e uma vazão de 1.000 litros de água por hora.

O sol servirá como fonte de energia para movimentar a bomba hidráulica, armazenando água na cisterna com capacidade para 10.000 litros. O Exército acrescenta que a fonte de energia irá desonerar tanto a prefeitura da cidade quanto a população, fornecendo água de boa qualidade com baixo custo de operação e manutenção.

Estudante do RN cria aplicativo que corrige gabarito do Enem

Ferramenta corrige questões automaticamente na internet, Iphone ou Ipad.
Gabarito oficial foi divulgado pelo Ministério da Educação nesta terça (29)

Pedro Felipe Menezes conta que objetivo é ‘automatizar correção’ da prova do Enem (Foto: Ubirajara Carratu)

Criar uma forma de facilitar a vida dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi o que motivou o estudante Pedro Felipe Menezes, de 18 anos, a desenvolver um aplicativo para correção dos gabaritos das provas. Criado no ano passado, o “Gabarito Enem” (clique aqui para experimentar) ganhou nova roupagem na internet e versão para Iphone e Ipad. O Ministério da Educação (MEC) divulgou o gabarito oficial do exame nesta terça-feira (29).

Estudante do projeto Metrópole Digital, que forma mão-de-obra especializada em desenvolvimento de hardware e software em Natal, Pedro Menezes desenvolveu o aplicativo em parceria com o amigo Igor Lira, que é da cidade de Garanhuns, em Pernambuco. “Após a prova no ano passado pensamos em montar um site onde pudéssemos automatizar a correção dos gabaritos”, explica.

No aplicativo, o usuário marca a opção e recebe a correção automaticamente. Ao fim, o Gabarito Enem mostra no campo superior da ferramenta o número de acertos, erros e o percentual de questões respondidas corretamente. O candidato tem a opção de escolher pelo 1º ou 2º dia do exame.

No caso do 1º dia, são mostradas apenas opções da cor da prova feita pelo candidato. Já no 2º dia, o aplicativo também disponibiliza as opções pela prova de inglês ou espanhol. “Nossa ideia era exatamente desenvolver um aplicativo simples, funcional e mimalista”, ressalta o jovem programador.

O Gabarito Enem foi lançado no último sábado (27) com uma correção extra-oficial. O gabarito oficial foi disponibilizado no aplicativo no início da noite desta terça, quando o MEC divulgou as correções das provas de múltipla escolha.

Do G1

Potiguar Swellen Pimentel prepara voz para batalha no The Voice Brasil 2

Cantora cantou ‘Ovelha Negra’, de Rita Lee para conseguir classificação

Das cantorias em casa e apresentações em bares de Natal, Swellen Pimentel, de 19 anos, deu um novo passo na carreira ao ser selecionada no The Voice Brasil 2. A jovem cantora interpretou “Ovelha Negra”, de Rita Lee, e agora compõe o time de Daniel na segunda temporada do programa.

Swellen Pimentel integra o The Voice Brasil 2 (Foto: Felipe Gibson/G1)
Swellen Pimentel integra o The Voice Brasil 2 (Foto: Felipe Gibson/G1)

Swellen agora se prepara para a batalha com uma concorrente também
integrante do time de Daniel. Mesmo sem nunca ter cantado “Ovelha
Negra”, Swellen se sentiu a vontade com a música. “Trabalhei com o
produtor Mariano Torquato, o mesmo do Djavan. Gostei muito da ideia da
música”, conta.

Apesar da idade, a jovem já tem certa bagagem na música. Começou aos 12
anos tocando guitarra em uma banda de pagode da capital potiguar. De
lá, passou por bandas de forró, onde teve experiências como vocalista de
apoio. Aos 17 anos chegou o momento da carreira solo. Com a ajuda do
pai, gravou o primeiro CD, chamado “Swellen Pimentel”.

“São 14 faixas, duas delas composições minhas. No disco tem Sertanejo,
Pop e MPB, mas quando fiz o repertório para tocar em barzinhos precisei
incluir novos estilos, como Forró e Pagode”, conta Swellen.

Antes de gravar para o The Voice Brasil,
a potiguar passou por uma série de fases de classificação. Depois que
enviou o vídeo em abril, veio a seleção para a fase regional. “Já tinha
perdido as esperanças quando recebi a ligação. Fui selecionada, me
emocionei e começaram as viagens”, explica.

Swellen Pimentel escolheu Daniel como seu técnico no The Voice Brasil 2 (Foto:  Isabella Pinheiro/TV Globo)
Swellen Pimentel escolheu Daniel como seu técnico no The Voice Brasil 2 (Foto: Isabella Pinheiro/TV Globo)

Após cantar em rede nacional, Swellen sentiu a mudança no dia a dia.
“Depois da gravação virou tudo uma loucura. Foram muitas mensagens, de
pessoas que nem me conheciam, mas que estavam me apoiando”, diz a
cantora, que tem recebido a torcida de fãs de todo o Brasil. “Isso está
me dando muita força, é o que me segura mais”, relata.

Swellen parou apresentações da carreira solo e tem se dedicado
integralmente ao The Voice Brasil. Independente do desempenho no
programa, o próximo passo planejado é a gravação do DVD solo. “Estou com
a banda montada e espero realizar esse sonho”, conclui.

Para assistir a apresentação de Swellen Pimentel, clique aqui

Do G1

Duas mulheres morrem atropeladas por trem na zona Norte de Natal

Acidente aconteceu na manhã desta quarta (23) no conjunto Soledade I.
Samu foi acionado, mas constatou que vítimas já tinham morrido.

Vítimas foram atropeladas por trem numa passagem de nível na zona Norte (Foto: Matheus Magalhães/G1)

Duas mulheres morreram atropeladas por um trem no início da manhã desta quarta-feira (23) em uma passagem de nível na avenida Pico do Cabugi, no bairro Potengi, zona Norte de Natal. O acidente aconteceu por volta das 6h15 na linha férrea que corta o conjunto Soledade I. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas constatou a morte das duas vítimas ainda no local.

A polícia fez o isolamento da área para evitar a aproximação de um grande grupo de curiosos que se formou no local do acidente. Uma das vítimas foi identificada por familiares como Maria do Carmo Leal, de 43 anos, empregada doméstica que morava no bairro Nova Natal.

O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que ainda não tinha conhecimento do fato, mas afirmou que irá apurar o ocorrido.

A recomendação da empresa é que as pessoas evitem andar sobre os trilhos e fiquem atentas aos sinais sonoros e visuais instalados nas passagens de nível.

DO G1

Jovem comete suicídio por enforcamento em Santo Antônio RN

Foto: Facebook.

O jovem identificado como Erivaldo Alves da Silva Júnior de 19 anos foi encontrado morto, vítima de suicídio por enforcamento, na manhã desta quinta-feira (17), no bairro Bela Vista em Santo Antônio. O corpo dele foi encontrado pendurado em uma corda na xácara Lagoa do Riacho, na saída da cidade para o sítio Capim Açú.

De acordo com informações de familiares, Juninho como era mais conhecido fez aniversário ontem e hoje cometeu o suicídio. Júnior Alves era filho de Edinho e da professora Dalvaci. O jovem morreu deixando sua esposa e uma filha de dois anos.

As causas que levaram o jovem a praticar o suicídio ainda são desconhecidas pelos familiares.

A polícia militar isolou o local e o Instituto Técnico-Científico de Polícia – ITEP foi acionado para realizar os procedimentos legais.

Do blog os amigos da Onça

Vereadores pedem suspensão de sessão que manteve veto ao Passe Livre

Os vereadores Amanda Gurgel (PSTU), Sandro Pimentel (PSOL) e Marcos
Antônio (PSOL) acionaram a Justiça hoje (17) com uma ação cautelar, com
pedido de liminar, para suspender a sessão em que os vereadores de
Natal mantiveram o veto do prefeito Carlos Eduardo ao projeto do Passe
Livre.

Magnus Nascimento

Câmara segue com militantes acampados
Câmara segue com militantes acampados

 O argumento dos parlamentares é que o Regimento Interno da Câmara
Municipal do Natal não teria sido respeitado durante a votação. Os
vereadores argumentam que seria necessário mais tempo para a análise da
matéria e que ela não poderia ter sido votada no mesmo dia que foi lida
na Casa, sendo necessária a inclusão preliminarmente na Ordem do Dia,
que é a lista de projetos, decretos e requerimentos que serão votados.

A
ação cautelar será analisada na Vara da Fazenda Pública de Natal. O
processo não foi distribuído e, com isso, ainda não há a definição sobre
qual o juiz que julgará o caso.
Acampamento

As
sessões na CMN estão suspensas até segunda-feira (21). Mesmo assim,
cerca de 30 pessoas ainda estão acampadas em frente ao Legislativo,
buscando pressionar os parlamentares quanto à aprovação do Passe Livre. O
grupo aguarda o desfecho da ação judicial.

Tribuna do Norte

Vídeo mostra momentos do incêndio em Casa de Fogos em Nova Cruz/RN

O Site Nova Cruz Oficial divulgou um vídeo onde mostra o pânico causado pelo incêndio em uma Casa de Fogos Artificiais na tarde desta terça feira no bairro de São Sebastião na cidade de Nova Cruz/RN. Como é possível ver no vídeo, a fumaça proveniente da explosão podia ser vista a vários metros e as pessoas desesperadas tentavam se afastar do local.