Coluna:

DE OLHO NA POLÍTICA: Articulações políticas já começam na Capital do Potengi

Passado a ressaca do Carnaval, como dizem alguns Brasileiros; “o ano acaba de começar”, as lideranças políticas da Capital do Potengi já começam as suas articulações políticas para 2018.

Analisando o quadro político da Capital – Potengi -, provavelmente teremos os nomes dos Alves, Faria, Motta e demais nomes, apoiado por lideranças na cidade…

Vejamos bem, o ano é de campanha para Deputado (Estadual e Federal), Governador, Senador e Presidente, já tem gente pensando em 2020…

E sem falar que a Capital do Potengi já tem um pré-candidato a Deputado Estadual…

Será que não está cedo demais para pensar em 2020?

Aguardem cenas dos próximos capítulos!

Biometria revisional começa hoje (20) em São Paulo do Potengi, Santa Maria, Riachuelo e São Pedro

A última etapa da biometria revisional do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte continua e hoje, terça-feira (20) será a vez das cidades de São Paulo do Potengi, São Pedro, Riachuelo e Santa Maria, todas da 8ª Zona Eleitoral, iniciarem o cadastramento biométrico obrigatório. Para fazer a biometria o eleitor deve levar o título; cópia e original do comprovante de residência e do documento oficial com foto.

Prazos e locais de atendimento

SÃO PAULO DO POTENGI
O atendimento vai até o dia 23/03/18 e será feito no Cartório Eleitoral, na rua Antônio de Oliveira Azevedo, 123, Assunção;

SÃO PEDRO
O atendimento é até 03/03/18 e acontecerá na Câmara Municipal, Rua Francisco Cabral, 14, Centro;

RIACHUELO
Os trabalhos vão até o dia 08/03/18 e acontecerão na Câmara Municipal, Av Luiz de Gonzaga Cavalcanti, S/N, Centro;

SANTA MARIA
A biometria obrigatória acontece até o dia 03/03/18 na Escola Municipal João Marques de Araújo, BR 304 (em frente ao Posto Novas Placas).

O atendimento em todas as cidades será das 9 da manhã às 4 da tarde, na segunda-feira; das 8 horas da manhã às 4 da tarde, de terça à sexta-feira; e no sábado, o atendimento será das 8 da manhã às duas da tarde.

SPP NEWS

Servidores da saúde do RN encerram greve de 100 dias

Na manhã desta terça-feira (20), cerca de 300 servidores da saúde do estado do Rio Grande do Norte se reuniram no auditório do Sinpol para avaliar a greve que completou 100 dias no dia de hoje. Após discussão da categoria, os servidores decidiram em ampla maioria encerrar a greve.

Foram cem dias de resistência. De acampamentos, ocupação na Seplan, ocupação na Assembleia Legislativa, atos, manifestações e de grandes enfrentamentos em defesa do salário em dia e de um calendário de pagamento.

Em meio à luta pelo salário em dia, os servidores foram surpreendidos com um pacote de ajuste fiscal do governador Robinson Faria (PSD), enviado em regime de urgência à Assembleia Legislativa do RN. Esse pacote sofreu uma dura resistência dos servidores públicos do estado, em especial às duas categorias que estavam em greve: A saúde e a UERN. E dois dos principais projetos foram derrotados. O da extinção dos adicionais por tempo de serviço (ADTS) e o que acabava com a paridade (igualdade) entre ativos, aposentados e pensionistas.

Após muitos dias de luta, os salários dos servidores da ativa estão regularizados. Durante a assembleia, pontuou-se que o governo ainda falta pagar o 13º salário e colocar em dia o pagamento dos aposentados e pensionistas, onde o salário de quem ganha acima de R$ 4 mil não foi finalizado.

Os servidores ainda aprovaram a construção do dia 8 de março (Dia Internacional de Luta das Mulheres) e uma nova assembleia para o dia 16 de março.

Para o Sindsaúde-RN, a greve foi uma demonstração de luta e resistência dos servidores da saúde que estavam apenas buscando o que é de direito: receber o salário em dia.

“Encerrar a greve não significa que a luta acabou. Nós vamos continuar lutando em defesa dos nossos direitos, em defesa dos aposentados que estão com os salários atrasados e por melhores condições de trabalho na saúde desse Estado”, disse Manoel Egídio, Coordenador-geral do Sindsaúde-RN.

Chuva continua na capital, região metropolitana e interior do Rio Grande do Norte

Nas últimas 24 horas, da manhã de ontem (quinta-feira) até a manhã de hoje (16), a unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), registrou chuvas em 70 pluviômetros monitorados diariamente, em todas as regiões do estado. As maiores precipitações foram registradas nas mesorregiões Oeste e Leste. Aos poucos as chuvas vão garantindo o início do plantio da safra de 2018. A previsão é de predominância de céu parcialmente nublado, com a presença da Zona der Convergência Intertropical provocando mais chuvas em todas as regiões potiguares.

As chuvas mais intensas foram registradas na região Central do estado. Destaque para Pedro Avelino (Base Física da Emparn), onde choveu 90,0 milímetros. Choveu ainda em Guamaré, 34,3mm; Macau, 25,7mm; São Bento do Norte, 18,56mm; Fernando Pedroza, 15,1mm; Angicos, 14,9mm; Florânia, 14,3mm; Caicó (Açude Itans), 14,2mm; Lajes, 1,9mm. Choveu ainda em Jardim do Seridó, Parelhas, Cerro Corá e São Fernando.

Na região Oeste choveu mais forte em Governado Dix-sept Rosado e Marcelino Vieira, com 40 milímetros, em cada município e ainda em Parau, 35,0mm; Alto do Rodrigues, (Baixo Assu), 34,0mm; São Rafael, 26,5mm; Assu, 26,5mm; Rodolfo Fernandes, 24,1mm; Apodi, 21,1mm e Severiano Melo, 21,0mm. Choveu ainda em Itajá, Itaú, Jucurutu, Upanema, Caraúbas, Campo Grande, entre outros municípios do Oeste.

Na região Agreste choveu mais forte em Boa Saúde, 22,3mm; Passa e Fica, 18,3mm; Monte das Gameleiras, 16,1mm; Lagoa de Pedras,  9,8mm; São Tomé, 7,5mm e ainda em Serrinha, Barcelona, Bento Fernandes, Santa Maria, Ielmo Marinho e João Câmara. Na mesorregião Leste choveu mais forte em Maxaranguape, 12,0mm; Extremoz, 8,9mm; São Gonçalo do Amarante (Base Física da Emparn), 7,8mm; Ceará-Mirim, 7,0mm; Senador Georgino Avelino, 6,4mm e Baia Formosa. Choveu ainda em Espírito Santo, Natal, Canguaretama, Taipu e Parnamirim. O boletim completo está disponível da página da Emparn: www.emparn.rn.gov.br

Choveu 85 milímetros em São Paulo do Potengi

De acordo com o Pluviômetro da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca de São Paulo do Potengi, registrou do dia 14/02 até o dia 15/02, precipitação de 85mm de chuva na Capital do Potengi.

Na cidade de São Pedro, de acordo com o Secretário de Agricultura, choveu 68mm.

Rogério Marinho: “MST é um grupo terrorista, braço armado e clandestino do PT”

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) reagiu a convocação feita pelo líder do MST, João Pedro Stédile, para que a esquerda brasileira defenda o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, e o “processo bolivariano”. Segundo o tucano, Stédile é “líder de uma milícia paramilitar que aterroriza produtores e chantageia o Estado e a sociedade brasileira, tem se notabilizado por declarações belicosas e despropositadas”.

A posição do parlamentar foi publicada no site O Antagonista. Ainda de acordo com Rogério, “o Brasil, como a maior potência da América do Sul, não pode se isentar, deve entrar no jogo pela segurança continental. Por sua vez, o MST é um grupo terrorista, braço armado e clandestino do PT, que agora faz a defesa do Foro de São Paulo e de suas aberrações políticas”.

O parlamentar acredita que este ano o Congresso Nacional deva se debruçar sobre o debate em torno da Lei Antiterrorismo. Segundo Rogério, é preciso “tipificar o MST como grupo que aterroriza o país. Está na hora de enfrentarmos a questão”.

Rogério afirma que Stédile convoca a esquerda para defender “uma ditadura escancarada, que aterroriza e oprime seu próprio povo e impede a manifestação de forças políticas antagônicas por meio da prisão e supressão de direitos de líderes que pensam diferente”.

“Creio que é típico de todo ditador, como Maduro, inventar uma guerra para se legitimar, e isso não é novo. O bolivarianismo destruiu a Venezuela, gastando o dinheiro do petróleo, e, como todo comunismo, levou o país à violência e à fome generalizadas. Transformou um país rico em miserável”, disse o tucano.

Emparn realiza a II Reunião de Análise Climática para o Semiárido do Nordeste e o I Workshop do Monitor da Seca

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, sedia na próxima semana de 20 a 22 de fevereiro a II Reunião de Análise Climática para o Semiárido do Nordeste Brasileiro e o I Workshop de Validação e Autoria do Monitor da Seca do Nordeste. Participarão dos dois eventos cerca de 20 meteorologistas dos centros de pesquisa da região Nordeste, do Centro de Pesquisa Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) e da UFRN, além de técnicos em áreas ligadas ao monitoramento de chuvas e da seca.

Essa é a última reunião que vai definir como vai ser a quadra chuvosa no semiárido do Nordeste. Durante o encontro, os meteorologistas vão analisar e discutir o comportamento das condições oceânico-atmosféricas e qual a influência delas na ocorrência de chuva no semiárido, no período de março a maio, inverno na região. Na reunião anterior, realizada em janeiro pela Funceme, em Fortaleza/CE, a conclusão foi de que teríamos chuvas de normal a acima do normal para o período de fevereiro a abril de 2018. Essas reuniões regionais são de extrema importância para a previsão mais voltada para cada estado da região Nordeste. Os meteorologistas analisam os modelos de institutos nacionais e regionais, além disso levam em consideração as particularidades climáticas de cada estado, como relevo, vento, vales…, e assim chegam a um resultado mais preciso para seus estados.

O Monitor de Seca do Nordeste – MSNE (http://monitordesecas.ana.gov.br) é um método de monitoramento de seca através de um processo que consolida informações de diferentes indicadores de seca em sua dimensão (meteorológica, hidrológica e agrícola), impacto e intensidade em um único mapa visando a identificação do estado de severidade desse fenômeno. O Monitor é gerado mensalmente por um consórcio de instituições (ANA, Funceme, Inema, Apac, entre outras) e tem em sua essência a combinação de fontes de dados, produtos e informações de quem vivencia a seca, garantindo um consenso do desenvolvimento dos estágios, evitando a discordância nos critérios utilizados para implementar ou descontinuar ações e políticas de apoio ligadas a seca, a partir da indicação da severidade e tendência de duração.

No Rio Grande do Norte, 92% do seu território é semiárido, engloba as regiões Central, Oeste e quase toda região Agreste. No semiárido o período de inverno vai de fevereiro a maio, com exceção da região agreste onde o período chuvoso se estende até o mês de agosto.

Média anual de chuva por região, do semiárido:

* Central- 630.4 mm (74.9% da chuva ocorre no período de fevereiro a maio)
* Oeste- 778.4 mm (75.6% da chuva ocorre de fevereiro a maio)
* Agreste- 639.1 mm (83% da chuva ocorre no período de fevereiro a agosto)

A reunião será realizada no auditório Governador Iberê Ferreira de Souza, localizado na sede da Emparn, na Av. Eliza Pereira dos Santos, s/n, Parque das Nações- Parnamirim/RN. O encerramento da Reunião Climática, será no dia 22 de fevereiro às 11h, ocasião em que será feita a divulgação da previsão climática para os meses de março, abril e maio do corrente ano para semiárido do Nordeste brasileiro.

Serviço:
Abertura: 20 de fevereiro de 2018, às 9h
Encerramento: 22 de fevereiro de 2018, às 11h
Local: Sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte

“Eu sou um dos nomes do PT a nível Estadual”, disse o Vereador João Cabral

Um dos nomes que vem sendo destaque nos últimos meses na Região do Potengi, é do Vereador João Cabral (PT), dirigente Estadual e Coordenador Geral da FETRAF – Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar. João, aparece como um dos pré-candidatos para a disputa no Legislativo Estadual de 2018 pela Região do Potengi.

Cabral, já começou a andar os municípios do RN, debatendo sobre a sua pré-candidatura e sobre as condições do RN; “Estamos fazendo essa discursão aonde temos bases políticas, será um projeto inovador e de desenvolvimento. Temos que fazer uma ruptura no atual formato de gestão no Estado. Estamos com muitas ideias de propor várias proposições, no sentindo de reestruturação nas secretarias do Estado”, disse Cabral.

Em entrevista a Coluna do Lucas Tavares, o mesmo nos falou que seu nome é um dos para a disputa no Legislativo Estadual; “O Partido tem muitos pré-candidatos, eu sou um dos nomes do PT a nível Estadual, eu tenho base em algumas regiões, como os outros também tem. O Partido não tem prioridade para uma pessoa só, todos terão vez”.

Será que a Região do Potengi terá um Deputado Estadual?

Prefeito de São Paulo do Potengi emite nota de agradecimento sobre o Carnaval

O Prefeito Naldinho, emite nota de agradecimento pela festa carnavalesca em São Paulo do Potengi.

Veja abaixo na íntegra as palavras do prefeito:

Querida população de São Paulo do Potengi e visitantes que prestigiaram nosso Carnaval de Todos 2018,

Quero levar a vocês as minhas palavras de agradecimento!…

Foi maravilhoso recebê-los em Praça Pública para juntos vivermos mais uma experiência alegre, responsável e maravilhosa das Festividades Momescas.

Como todos sabem, o nosso Carnaval já se consolidou como uma tradição. E mesmo num momento de crise pelo qual passa o nosso País, fizemos o possível para que ele acontecesse. Portanto, todos os esforços foram feitos e o nosso Município vivenciou o maior e melhor Carnaval de todos os tempos.

Aproximadamente, 40.000 pessoas estiveram presentes no nosso Pavilhão do Povo, nos quatro dias de Folia. Cerca de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) circulou na nossa economia local, entre pousadas, supermercados, bares e lanchonetes, lojas de confecção, calçados e produtos característicos do momento festivo. Além, de produtos ambulantes (lanches rápidos, guloseimas, etc.) de cosméticos e salões de beleza; serviços de taxi e mototáxi, dentre tantos outros.

Quero dizer a todos que foi um espetáculo de festa!… A Segurança, a iluminação, a organização do espaço da folia. O sucesso do Arrasta Kengas (com, no mínimo, 16.000 pessoas), as bandas que se apresentaram, enfim, tudo deu certo. E deu certo porque todos nós, eu e você, fizemos a nossa parte. E quando nos damos as mãos, as coisas boas acontecem.

Finalmente, obrigado a todos que ajudaram e torceram para que tudo desse certo neste Carnaval. Valeu!…

Um forte abraço a todos!… Até outra oportunidade! …

E FIQUEM COM DEUS!!!…

“Superou todas as expectativas em termo de aquecimento da economia”, disse o Prefeito de São Tomé

Foto: Divulgação WhatsApp

Mesmo diante da situação financeira que alguns municípios vem vivenciando nos últimos anos, o Prefeito da cidade de São Tomé, Babá, não baixou a cabeça e fez a realização do Carnaval com ajuda de comerciantes, empresários e amigos da cidade, fazendo assim, a alegria dos foliões que participou os 4 dias de carnaval.

Em contato com o Prefeito, o mesmo nos falou sobre sua avaliação da festa carnavalesca: “Muito positivo, apesar do município não ter investido recursos públicos, superou todas as expectativas em termo de aquecimento da economia local”.

Polícia Militar de São Paulo do Potengi faz orientações sobre o Carnaval

A Polícia Militar de São Paulo do Potengi, através do Tenente Diego, orienta aos foliões que irão participar do “Carnaval de Todos” em nossa cidade, que não utilizem bebidas alcoólicas em garrafa de vidro e utilizem o mínimo de assessórios.

Durante o Carnaval, cerca de 25 homens da Polícia irão reforçar a segurança dos foliões, e 3 carros da Polícia estarão nas ruas fazendo as rondas diárias. Blitz e Operação Lei Seca será realizado durante o carnaval.

“O candidato que me convencer a votar nele, será um candidato que irá receber meu voto”, disse Naldinho

Na leitura da Mensagem Anual que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 08, na Câmara Municipal, o Prefeito Naldinho em entrevista a Coluna do Lucas Tavares, nos falou a respeito do encontro que teve com o Dentista Buco Maxilofacial, Dr° Ivan, ocorrido em Janeiro, na quinta-feira, 25.

“Tomamos um café, a convite de Nelson de Barcelona, filho do ex-prefeito Vavá. Foi um prazer pra mim ser recebido na casa de Ivan, me recebeu muito bem. Foi um concorrente nosso na campanha, mais hoje sou apenas um eleitor, passei da patente de candidato, para eleitor. Estou a disposição pra gente trocar ideias”, disse o Prefeito.

E ainda disse mais: “Espero que Ivan como tanto outros colegas que são postulantes, possam se preparar para cuidar de São Paulo do Potengi, é importante isso”…

Questionado sobre a política de 2020, apesar que está muito cedo para se pensar, Naldinho enfatizou: “E o candidato que me convencer a votar nele, será o candidato que irá receber meu voto”…

Aguardaremos as cenas dos próximos acontecimentos…

Prefeito Naldinho faz leitura da mensagem Anual na Câmara Municipal

Na manhã desta quinta-feira, 08, na Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, o chefe do Poder Executivo, Naldinho, fez a leitura da Mensagem Anual, abrindo assim, os trabalhos Legislativo da Câmara Municipal. A sessão teve inicio às 10h. A sessão contou com a presença dos Secretários Municipais, Diretores e Professores de Escola.

Em sua mensagem, Naldinho enfatizou a grave crise que passa os municípios do RN, mostrando dados referente as Secretarias Municipais e sua perspectiva para 2018; “Prestamos conta das mais diversas atividades e ações que realizamos durante 2017, apesar das dificuldades e da crise, nós atravessamos – 2017 – com ações, construções em curso e tiramos a tarefa de 2017, estamos em dia com o funcionalismo. Espero que seja um ano promissor, que possamos concluir as obras que estar em execução”.

O Vereador Getúlio Antunes (PTB) expressou sua opinião diante da mensagem do Prefeito; “Isso é um dever que todos sabemos, a leitura em plena abertura do exercício dos trabalhos Legislativo. O Prefeito veio aqui expor o seu trabalho, suas perspectivas para 2018 e nós Vereadores que acompanha e fazemos parte da Legislação de São Paulo do Potengi, estamos aqui para ouvir e cobrar. Que ele possa cumprir com o que ele prometeu para o ano de 2018”.

Já o Presidente da Câmara Municipal, Allyson Lindálrio (PSD), expressou sua felicidade em estar abrindo pela primeira vez os trabalhos Legislativo com a mensagem do Prefeito; “Fico grato por estar cumprindo pela primeira vez em nossa cidade a abertura do ano Legislativo com a mensagem do Prefeito. Apesar de ser um ano de crise e um ano difícil, fico feliz pelas ações que o município consegui-o realizar em 2017. Espero que 2018 o nosso município possa ser contemplado com mais ações”.

O Líder da oposição na Câmara, o Vereador Neilson Azevedo (PMDB), cobrou da parte do Executivo Municipal, o cumprimento das ações que foi proposto na leitura anual e no ano de 2016; “Sabemos que tem alguns serviços que precisa melhorar em nossa cidade, a gente viu que ele pretende melhorar, mas a gente vai acompanhar como oposição. Oposição que procura fazer o bem para São Paulo do Potengi, que procura cobrar as ações mais efetivas do Poder Executivo, na área da Agricultura, Educação, Saúde, Assistência Social e demais. Queremos que o Prefeito faça mais pela nossa população”.

Laboratório da Emparn faz número recorde de análises de solos, em 2017

Durante todo o ano de 2017, o laboratório da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) realizou 2.685 análises de solos, número bem acima da média registrada nos últimos dez anos, que é de 1.679. Num comparativo com a quantidade de análises de água, que também é um serviço muito solicitado, a demanda por estudo do solo também foi muito superior, no ano passado foram realizadas 1.075 análises de água, contra 2.685 de solo.

Para o químico responsável pelo laboratório, Alfrêdo Osvaldo Dantas, a maior procura foi por parte dos agricultores visando financiamentos. O laudo é um dos documentos exigidos pelos bancos, para que seja feita a avaliação do potencial produtivo do solo da propriedade, nele também tem a recomendação e orientação do agrônomo do laboratório sobre o melhor produto para plantar no solo analisado. A credibilidade do laboratório da Emparn, também é reconhecida fora do Rio Grande do Norte, já que é procurado por agricultores de outros estados, tais como: Alagoas, Ceará, Piauí, Paraíba, Pará e Pernambuco.

O laboratório, funciona na sede da empresa, na Estação Experimental Rommel Mesquita de Farias, no Jiqui. Em 2017, além das análises de solo e de água, o laboratório realizou também 375 análises de plantas; 362 bacteriológicas e 18 amostras de calcário, dos diversos parâmetros físicos, químicos e biológicos. O centro de análises faz pesquisas para diversos órgãos ambientais como encaminhamentos do instituto de águas (IGARN) e para o programa Água Azul, do Idema. Além de atender demandas de produtores rurais interessados em garantir a qualidade da água e do solo para obter altas produtividades nos plantios.

Apesar da difícil situação enfrentada pelo setor agropecuário potiguar, o número total de análises realizadas no laboratório da Emparn, é sempre crescente, ao todo em 2017 foram 4.515, enquanto que no ano anterior (2016), o laboratório fez 3.895 análises.

O laboratório conta com diversos instrumentos modernos e de alta precisão, dentre eles absorção atômica, forno de grafite, espectrofotômetro, analisador de carbono, cromatógrafo de cátions e anions. São equipamentos essenciais para determinação de amostras de solo, planta, água, calcário, adubos orgânicos e rações para consumo animal. O recurso humano é composto de pesquisadores e auxiliares qualificados e experientes garantindo o alto padrão dos serviços laboratoriais, dentre os quais três doutores em agronomia, dois mestres em engenharia sanitária, cinco químicos, dois biólogos e quatro técnicos em laboratório.

Souza requer benefícios para Hospital Regional de Apodi

Créditos da foto: Eduardo Maia

A melhoria da Saúde Pública no Rio Grande do Norte é pauta constante na atuação dos parlamentares no Legislativo Estadual. Atento às necessidades do Oeste potiguar, principalmente no que tange à essa área, o deputado Souza (PHS) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa solicitando ao Governo do Estado benefícios para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho, no município de Apodi.

Dentre os pleitos do parlamentar ao Executivo Estadual, consta o reparo do aparelho de raio-x da unidade. “Há alguns dias o aparelho encontra-se quebrado, causando transtorno aos pacientes que, em função dessa situação, precisam descolar-se até o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, para realizar o exame”, justificou Souza.

Segundo ele, os principais procedimentos oferecidos pelo hospital são os atendimentos aos casos de urgência e emergência, ginecologia, clínica cirúrgica, pediatria, ambulatório, exames laboratoriais, raio-x e ultrassonografia.

“A medida requer urgência, uma vez que os pacientes que buscam pelos serviços de saúde do Hospital Hélio Marinho estão sendo prejudicados com a ausência do exame de raio-x”, frisou o deputado em sua justificativa.

Márcia Maia vê ‘recuperação econômica’ e ‘políticas públicas’ como pautas prioritárias para o RN

A recuperação econômica do Rio Grande do Norte e a retomada das políticas públicas no estado deverão, segundo a socióloga e deputada estadual Márcia Maia, ser pautas prioritárias dos debates a serem realizados na Assembleia Legislativa durante o ano de 2018. O alerta foi feito nesta quarta-feira (07), na primeira sessão ordinária em plenário, após a convocação extraordinária, durante o mês de janeiro deste ano.

Durante todo o ano de 2017, a parlamentar havia chamado atenção em diversas oportunidades através de pronunciamentos, requerimentos, audiências públicas e nos debates com o Governo do Estado em que esteve à mesa, a falta de iniciativa da gestão estadual levou ao agravamento da situação longo dos meses e alcançou um nível ainda mais preocupante.

Para ela, a união dos parlamentares para colaborar na recuperação do estado é fundamental. “O recorde no número de assassinatos, paralisações na saúde, ausência de ações na área social, desemprego, atraso nos salários de servidores são reflexo da gestão e da grave crise econômica em que o estado entrou. Por isso, esta Casa precisa colaborar no debate para construir uma saída em favor do Rio Grande do Norte”, destacou.

Contudo, Márcia voltou a cobrar do Governo organização. Para ela, a postura deve ser de disposição a debater as medidas para que elas possam resolver o problema sem sacrificar os servidores e a sociedade, diferente da que vem sendo adotada e, ao contrário do pacote fiscal enviado à Assembleia Legislativa em janeiro deste ano.

“As soluções precisam ser coletivas e vão exigir a participação de todos. Poderes e sociedade. Entretanto, não é justo que aqueles que não têm qualquer responsabilidade sobre essa situação sejam sacrificados. O caminho não pode ser o mais fácil. Uma crise como essa não se resolve da noite para o dia, por isso, debater, dialogar e construir as soluções é o caminho e, meu mandato, pretende colaborar nesse processo, como tem buscado ao longo dos anos”, apontou.

Mensagem anual

A parlamentar, inclusive, lamentou a postura do governo na mensagem lida pela pelo chefe do Executivo na terça-feira (06). Segundo ela, o discurso de quase duas horas não trouxe perspectiva de resolução para crise financeira do estado ou retomada de políticas públicas básicas, como Segurança Pública e Saúde, por exemplo.

“Esperava ao menos metas para este ano de 2018 que apontassem para uma saída real da crise que estamos atravessando, não apenas de ordem econômica, mas quanto as políticas públicas, cada vez mais deficitárias. A mensagem apenas expôs um governo que se ‘autoelogia’, transfere responsabilidade com o olhar no retrovisor ao invés do futuro, bem como, uma prestação de contas de ações que nem de longe têm satisfeito a população do estado”, avaliou a parlamentar.

Convocação extraordinária

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) durante o ano de 2017 e a convocação extraordinária realizada no mês de janeiro de 2018, Márcia foi voz ativa no debate sobre a apreciação do ‘pacote fiscal’ enviado pelo Governo do Estado. Para ela, a responsabilidade com o patrimônio público e o servidor norteou a postura durante o debate e as votações das medidas.

“Nenhuma das medidas encaminhadas sinalizava solução dos problemas financeiros do estado e apenas sacrificariam o servidor em um ajuste fiscal pirotécnico, com distorções, erros e sem planejamento. Por isso, votei contra. O debate precisa ser aprofundado para oferecer soluções, não mais problemas”, reforçou Márcia.

Ex-governadora Wilma de Faria será homenageada em samba-enredo no Carnaval de Natal

A história da ex-prefeita de Natal e ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, será contada através da alegria e folia do samba-enredo da escola de samba, Águia Dourada, durante o desfile no Carnaval de Natal no próximo domingo (11), a partir das 22h30, na passarela do samba, na Avenida Duque de Caixas, na Ribeira

A composição que embalará o desfile da escola nascida no bairro do Alecrim é dos compositores Evilásio e Erí, arranjos de Arlindo “do Cavaco” e interpretação de Serginho “da Águia”. A letra exalta o pioneirismo da professora e a garra da “guerreira”, contando as grandes conquistas como mulher, personagem da política do estado e gestora no serviço público, bem como, as grandes obras sociais e de concreto que colocaram Wilma de Faria na história potiguar.

“Quando soube da escolha deles, fiquei emocionada. Mas sem dúvida, ver a escola na avenida será uma emoção ainda maior. Mamãe adorava o carnaval, sempre apoiou a cultura no estado. Será especial ver a história e a memória dela homenageada com alegria e festa”, disse a filha e deputada estadual, Márcia Maia.

O presidente da Águia Dourada, Francisco José Bento, destacou a unanimidade na escolha da homenagem. “Wilma foi uma grande mulher. A primeira governadora do estado, com um grande legado e memória que precisam ser contados. São tantas razões, que é difícil justificar. É uma mulher querida em todo o estado. Uma homenagem mais do que justa, justíssima”, conta.

Recém-promovida da Segunda Divisão para a Divisão Especial do Carnaval de Natal, a Águia Dourada desfilará com cerca de 500 componentes. Do mestre-sala à bateria, serão 20 alas para um desfile que deverá percorrer a passarela do samba da Duque de Caxias em cerca de 60 minutos. A preparação teve início ainda no mês de agosto de 2017.

A escola tem 15 anos de fundação e, depois de 10 anos, volta ao Grupo A após ser campeã da Divisão de Acesso. Agora, ela retorna com força e cotada para desbancar as tradicionais do carnaval potiguar e ser a nova campeã. Em seu retorno à Divisão principal, a Águia Dourada contará com componentes de escolas presentes em carnavais tradicionais da região Sudeste, como Nenê de Vila Matilde (SP), Acadêmicos do Tatuapé (SP) Império Serrano (RJ) e Imperatriz Leopoldinense (RJ).

“Eu não tenho medo de crise, quem tem medo de crise é porque não tem condições de ser Governador do Estado”, disse Robinson

Na entrega de 800 cheques de Microcrédito a Micro-empreendedores na manhã desta quinta, 07, em São Paulo do Potengi, o Governador Robinson, afirmou: “Eu não tenho medo de crise, quem tem medo de crise é porque não tem condições de ser Governador do Estado”. E ainda diz mais; “E o povo elegeu o Governador de fé, um homem corajoso”.

Quem estava presente na solenidade aplaudiram o Governador…

Aguardaremos os fatos dos acontecimentos…

Cheque de Microcrédito é entregue a população do Potengi

Foto: Lucas Tavares

Com mais de 800 famílias beneficiadas na Região do Potengi, o Governo do Estado, através de Robinson Faria, entregou na manhã desta quarta-feira, 07, cheque de Microcrédito para micro-empreendedores da região. O evento ocorreu no Ginásio de Esportes Aluízio Alves em São Paulo do Potengi. Robinson ao lado de lideranças políticas visitou a 4° DIRED de nossa cidade, logo em seguida, a obra de construção do novo prédio da Central do Cidadão.

Em seu discurso, Robinson afirmou: “A partir de hoje, esses Jovens que estão aqui não saíram pedindo emprego em sua cidade, com a ajuda do Microcrédito ele poderá fomentar a sua pequena empresa. Você será o seu patrão, você irá ajudar também a quem precisa”.

No total, serão R$ 3 milhões aplicados na economia da região, movimentando-a e gerando emprego e renda, com recursos da AGN RN. Sítio Novo, Barcelona, Lagoa de Velhos, Ruy Barbosa, São Tomé, Elói de Souza, Bom Jesus, Boa Saúde e São Paulo do Potengi, foram cidades beneficiadas pelo cheque.

O Microcrédito do Empreendedor desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a AGN tem como objetivo apoiar o empreendedor potiguar através de ações integradas, voltadas para geração de ocupação e renda com sustentabilidade nos diferentes setores da nossa economia.  Entre as principais vantagens estão as taxas de juros do empréstimo que são de 1,5% ou 1,7% ao mês, o prazo de até 24 meses para quitar o financiamento e os descontos de 100% dos juros para os comerciantes que pagarem as parcelas em dia.

Esteve presente no evento, o Deputado Estadual, José Dias; Murilo Diniz, Diretor-presidente da AGN; Sonyara Ribeiro, Prefeita de Lagoa de Velhos; Babá, Prefeito de São Tomé; Edilson Júnior, Prefeito de Sítio Novo; Tiquinho, Prefeito de Ruy Barbosa; Ivan Junior, Secretário de Recursos Hídricos do RN e demais autoridades.

Operação Carnaval 2018 contará com sete mil agentes de segurança

A Secretaria do Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) iniciará, nesta sexta-feira (9) até a próxima quarta-feira (14), a Operação Carnaval 2018. Estarão nas ruas do Estado do Rio Grande do Norte, ao longo de todos os dias de festa, um efetivo de 7.415 agentes de segurança. Serão 6.307 policiais militares nos principais polos carnavalescos, sendo 2.129 homens do Comando de Policiamento do Interior (CPI), 3.674 do Comando do Policiamento Metropolitano (CPM), 504 do Comando do Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE). Já o Corpo de Bombeiros Militar distribuirá 650 homens no litoral e interior do estado. A Polícia Civil contará com um efetivo 458 policiais em pontos estratégicos.

“Além das forças policiais contaremos também com o efetivo da Força Nacional nas ruas da Região Metropolitana. Os nossos policiais, que trabalharão na escala extra, contarão com a liberação da diária até o final desta semana “, explicou a secretária de Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas.

Polícia Militar
Embarcará nesta sexta-feira (09), às 8h, no quartel da Polícia Militar o efetivo que viajará ao interior do estado. De acordo com o comandante do CPI, Coronel Wellington Arcanjo, o trabalho ostensivo será realizado em todo estado, mas as principais áreas são: Caicó, Areia Branca, Tibau, Macau, Assú, Touros, Barra de Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, Pipa, Barra de Cunhaú e Baía Formosa.

Já o trabalho do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) estará com foco principal no litoral sul (até Barreta) e Norte (até Muriú), e nos polos do Carnaval de Natal (Petrópolis, Ribeira, Rocas, Centro Histórico, Ponta Negra e Redinha). “A Polícia Militar atuará em todos as regiões do Estado. Estaremos com a tropa nas ruas, através das escalas ordinárias e extraordinárias, para garantir que a população possa aproveitar o período na maior tranquilidade possível ”, afirmou o Comandante Geral da PM, Coronel Osmar Oliveira.

Polícia Civil
A Polícia Civil disponibilizará 458 policiais civis realizando um policiamento ostensivo/repressivo e exercendo as funções de polícia judiciária, visando reprimir crimes como o porte ilegal de armas; o furto e roubo aos foliões, veranistas, turistas, moradores e comerciantes; o furto e o roubo de veículos; o tráfico de entorpecentes; a exploração sexual infanto-juvenil, como também, outras modalidades de delito.

A Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN) montou um esquema, no qual os policiais civis trabalharão em delegacias de Natal, do litoral sul e litoral norte. Funcionarão em esquema especial as delegacias instaladas nas praias de Pirangi e Barra de Maxaranguape; a 1ª Delegacia de Plantão da Zona Sul; a 2ª Delegacia de Plantão da Zona Norte e a Delegacia Especializada Assistência ao Turista (DEATUR), que funcionará seguindo horário do Praia Shopping.

No interior do Estado estarão funcionando dez Delegacias Regionais da Polícia Civil (DRPC) que ficam localizadas nas cidades de São Paulo do Potengi, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Macau, Nova Cruz, Patu, Alexandria, Santa Cruz e João Câmara.

As delegacias que fazem parte da Operação Carnaval atenderão os cidadãos das 18 horas de sexta-feira até às 08 horas da quarta-feira (01) para registro de ocorrências. As delegaciais móveis funcionarão na praia de Muriú e na cidade de Caicó.

“A Polícia Civil inova no carnaval deste ano, pois contará com a circulação de uma unidade móvel nas praias do litoral norte, além de manter simultaneamente postos fixos nas áreas norte e sul, funcionando durante todo o carnaval. Os turistas (nacionais e estrangeiros) que estiverem em Natal e que precisarem dos serviços da Polícia contarão com a Delegacia do Turista (DEATUR), que funcionará das 10hs da manhã às 22 hs, no Praia Shopping. No interior do Estado, contaremos com um plantão na cidade de Caicó e com a unidade móvel da Polícia Civil que ficará na Ilha de Santana, no município”, detalhou a delegada-geral, Adriana Shirley.

Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) atuará com 650 militares, ao longo dos dias de festa, espalhados pelas áreas de maior movimento no Rio Grande do Norte. Em Natal, o CBMRN estará nas quatro regiões da cidade, além de equipes de salva-vidas que ficarão nas praias de Ponte Negra, Búzios, Redinha, Praia do Forte, Praia dos Artistas, Praia do Meio,Areia Preta, Tibau do Sul e Pipa.

Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó, cidades que todos os anos atraem um grande fluxo de pessoas durante esse período, também receberão efetivos dos Bombeiros. A praia Das Manuela, em Tibau, região Oeste do RN, também contará com equipes de salva-vidas.

“O nosso plano de ação tem previsto o efetivo dividido nas diversas frentes de serviço (combate à Incêndio; salvamento aquático; terrestre e em altura; resgate e vistorias técnicas)”, apontou o subcomandante do CBM, Monteiro Júnior.

ITEP

Durante o período do Carnaval, os serviços essenciais do ITEP funcionarão 24h por dia, com os profissionais atuando em escala de plantão. Neste período, os médicos legistas, peritos criminais, atendentes do necrotério, digitadores da sala de laudo, necrotomistas, motoristas e papiloscopistas estarão à disposição do instituto.

Segundo o diretor-geral do órgão, Marcos Brandão, os serviços do ITEP durante o Carnaval são essenciais para a Segurança Pública do Estado. “O órgão de Perícia tem uma função primordial no auxílio às investigações e na promoção da paz social”, destaca

Prefeita Rosalba transmite cargo para vice-prefeita Nayara Gadelha durante período de férias 

A prefeita Rosalba Ciarlini transmitiu o cargo para a vice-prefeita Nayara Gadelha em solenidade realizada nesta quarta-feira (07) no Palácio da Resistência. A solicitação de licença para férias foi encaminhada e aprovada pela Câmara Municipal de Mossoró (CMM).

Em solenidade realizada nesta manhã, a prefeita citou todos os projetos em andamento, além de obras já finalizadas pela administração. “Estamos realizando um trabalho de reconstrução, dando seguimento às obras e finalizando outras essenciais, a exemplo da conclusão da Bacia 3, do bairro Abolição III, beneficiando diversos moradores”, complementou.

Rosalba destacou ainda o reajuste do piso salarial do professor, conforme determina a legislação nacional, que será encaminhado à Câmara Municipal tão logo encerre o recesso. “O pagamento será retroativo, após aprovação do legislativo”.

A presidente da CMM, Izabel Montenegro, reconheceu o esforço da prefeita nesse primeiro ano de mandato para a retomada do crescimento da cidade. “Estamos aqui também assegurando o apoio à prefeita em exercício Nayara Gadelha, sempre voltadas para melhoria da cidade e dos serviços essenciais”, comentou.

Com a transmissão do cargo, a prefeita em exercício Nayara Gadelha mencionou a importância da continuidade das ações desenvolvidas. “É a quinta vez que a prefeita transmite o cargo, o que mostra a confiança e a sintonia. Estaremos juntos com os secretários, dando continuidade a esse trabalho de muita dedicação a Mossoró”, finalizou.

Participaram ainda da solenidade a vereadora Sandra Rosado, os vereadores Alex Moacir, Manoel Bezerra, Tony Cabelos, Emílio Ferreira, além de secretários municipais.

O período de licença para férias de Rosalba Ciarlini é de 08 a 27 de fevereiro de 2018.

Sesap intensifica ações de prevenção à aids durante o carnaval

Já é semana de carnaval e a Secretaria de Estado da Saúde Pública inicia suas atividades de intensificação para prevenção da aids e  hepatites virais. Para este ano a estratégia da coordenação do Programa Estadual IST, Aids e Hepatites Virais é promover ações educativas em diversos pontos da folia de Momo distribuídos em todo o estado. Além do apoio aos municípios que já receberam suas quotas extras de preservativos masculinos, femininos e gel (cerca de 1,5 milhão de insumos) e de testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites virais.

A Sesap estará presente em eventos nos municípios de Apodi, São Miguel do Gostoso e em Natal. Com apoio da Sociedade Civil Organizada, os profissionais vão realizar ações educativas para incentivo ao sexo seguro, sob o lema do Ministério da Saúde, que este ano é Prevenir é Viver o Carnaval #VamosCombinar, voltado ao público jovem.

As ações tem início nesta quinta-feira (8) no tradicional Baile de Máscaras do Atheneu, no Polo Petrópolis, em Natal, e se estendem até a terça-feira (15). Na capital potiguar a Sesap estará presente nos seis polos da cidade (Rocas, Ponta Negra, Petrópolis, Redinha, Centro e Praia dos Artistas), além dos bailes e desfiles de escolas de samba.

Dados

O último boletim epidemiológico mostra que, no período de 2014 a 2016, foram registrados 1423 casos de HIV no RN. São pessoas que tiveram o diagnóstico da infecção pelo vírus HIV, mesmo sem manifestar os sintomas da aids. Para Sérgio Fabiano Cabral, responsável pelo Programa IST/Aids da Sesap, “o número de casos notificados reflete uma melhoria no acesso aos testes por parte da população, pois nossas ações sempre alertam para a importância do diagnóstico”.

Ações

Ele explica que o carnaval é um momento importante para intensificar as ações mobilizando a sociedade, despertando na população a consciência da necessidade da prevenção. “Além das ações anuais, sempre atuamos em datas importantes, como forma de alerta para a população, como carnaval, Dia da Visibilidade Trans, Dia Internacional da Mulher, Carnatal, Mossoró Cidade Junina, Parada do Orgulho LGBT, além do dia 1º de dezembro, que é o Dia Mundial de Luta contra a Aids”, acrescenta Sérgio Cabral.

No Brasil, todas as pessoas que testam positivo para HIV têm acesso ao tratamento gratuito pelo SUS, independente da carga viral. Atualmente, a pessoa portadora de HIV pode ter uma vida completamente normal, desde que receba o atendimento adequado, incluindo medicações, exames e consultas. No Rio Grande do Norte, a população conta com o Hospital Giselda Trigueiro, unidade da rede estadual de saúde que é referência no atendimento a pessoas que convivem com HIV/Aids. Somente no ambulatório de HIV do hospital foram realizados, em 2016, três mil atendimentos, o que dá uma média de 250 atendimentos por mês.

Giselda Trigueiro, referência no RN, tem média mensal de 250 atendimentos a pessoas com aids

Os pacientes com HIV/aids recebem atendimento exclusivo na unidade. É lá que encontram especialistas para tratar tanto da doença em si, como para tratar os problemas de saúde decorrentes dela. Os pacientes contam com o hospital-dia, que são leitos onde podem permanecer por algumas horas, para a administração de medicamentos, além de especialistas em dermatologia, proctologia, urologia, ginecologia, psiquiatria, psicologia, reumatologia, pneumologia e ortopedia. Além das consultas, são agendados exames de imagem, ambulatoriais e sorologias, de acompanhamento da imunidade e carga viral, e na farmácia os pacientes podem receber as medicações fornecidas pelo Ministério da Saúde.

Fecomércio emite nota de pesar por morte do ex-presidente João Dinarte Patriota

O Sistema Fecomércio emitiu uma nota de pesar pela morte de seu ex-presidente João Dinarte Patriota. Confira a  nota na íntegra:

Nota de Pesar

Com profundo pesar, o Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte comunica o falecimento, nesta Quarta-feira, 7 de fevereiro, aos 83 anos de idade, do seu ex-presidente, empresário e pecuarista João Dinarte Patriota. Patriota presidiu o Sistema Fecomércio entre os anos de 1995 e 2001 e foi responsável por conduzir a entidade a uma era de modernidade e relações mais abertas e francas entre seus filiados e dirigentes.

Empresário do setor de comércio de produtos farmacêuticos, Patriota chegou a administrar, do final dos anos 80 até e início dos anos 2000, 420 funcionários em 30 unidades da rede de Drogarias Globo em Natal e Mossoró, além de outros 340 colaboradores da distribuidora atacadista, Droguistas Potiguares, que atendia ao Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e parte da Bahia.

No seu período à frente do Sistema Fecomércio, entre outras realizações, destacam-se a implantação do Sesc Seridó (até hoje uma das maiores unidades do Sesc no estado), Senac Caicó e instalação do Sesc na Zona Norte de Natal (recentemente reformado e reinaugurado).

Homenageado em 2016 com o Mérito Jessé Freire pelo diretores da Fecomércio, João Patriota pontuou, na época, a enorme satisfação que teve ao dirigir a entidade, apesar do acúmulo de responsabilidades que isso havia lhe imposto. “Dar conta das minhas empresas e também da Federação me exigiu muito esforço. Eu não podia falhar com nenhum dos meus compromissos, então ficava na correria. Mas estar à frente da Fecomércio foi muito enriquecedor e me deixou mais aberto para qualquer atividade que eu quisesse enfrentar. Me sinto engrandecido, muito feliz, satisfeito pela lembrança de ser homenageado com o Mérito Jessé Freire”, afirmou ele.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, lamentou “de maneira profunda e extremamente dolorida, com bastante tristeza” a morte de João Dinarte Patriota. “Ele foi um ícone. Primeiro do segmento empresarial no qual atuou. Foi um dos maiores empresários do comércio farmacêutico deste Estado e serviu de inspiração para muitos de nós, inclusive para mim. Também foi um líder na mais plena acepção da palavra. Era agregador, sabia ouvir e tinha um bom senso e uma sensibilidade ímpares na condução dos assuntos mais delicados. Foi por inspiração e a convite dele que eu ingressei, em 1989, na diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos, à época presidido por ele, o que foi o início da minha trajetória no sindicalismo patronal, onde me orgulho de estar até hoje. Eu o conheci e passei a desfrutar de sua amizade na empresa Droguistas Potiguares, de quem eu era cliente e onde aprendi bastante sobre o segmento no qual sempre atuei. Com a morte de Patriota, eu perco um amigo e uma grande fonte de inspiração. Já o RN, perde um empresário que sintetizava o melhor da nossa classe. Um homem ético, honesto, trabalhador e competente. Um exemplo para todos nós. Que Deus o acolha em Sua infinita misericórdia”, afirma Queiroz.

Na Câmara, Deputado Felipe Maia cobra de Temer liberação de R$2 bi aos municípios brasileiros

Em discurso na tribuna do Plenário da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (6), o deputado federal Felipe Maia (DEM) cobrou do Presidente da República, Michel Temer, a liberação do repasse de R$2 bilhões prometidos aos prefeitos no final do ano passado, para que fossem quitadas as dívidas dos municípios. No fim de dezembro, o governo editou uma Medida Provisória para liberar o montante para as prefeituras que recebem recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e estão com dificuldades financeiras emergenciais, no entanto o repasse não foi realizado.

“Em nome dos 167 municípios do Rio Grande do Norte quero pedir ao Presidente Temer a liberação desses recursos tão importante para os municípios potiguares. A suspensão do repasse frustrou o desejo, a expectativa e o compromisso assumido pelo Governo Federal com os prefeitos de todo o Brasil. Peço ao Executivo que reúna a sua equipe econômica para viabilizar um ato legislativo para que os municípios consigam quitar as suas dívidas”, enfatizou o parlamentar.

Pela MP, a verba seria transferida aos entes no exercício de 2018 e deveria ser aplicada preferencialmente nas áreas de saúde e educação. Em janeiro, o Presidente Temer prometeu, que ontem (5) seria enviada uma medida – via projeto de lei (PL) – ao Congresso Nacional, prevendo esse repasse, o que não ocorreu. “Só no Rio Grande do Norte estavam previstos o recebimento de R$ 49,5 milhões. Precisamos fazer com que esses recursos cheguem com urgência nos cofres municipais para amenizar a crise financeira enfrentada pelas prefeituras”, afirmou o deputado Felipe Maia.

Governador Robinson estará em SPP hoje, 07

Foto: Lucas Tavares

O Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, estará em São Paulo do Potengi nesta quarta-feira, 07. O mesmo vem fazer entrega de Cheques de Microcrédito a 800 micro-empreendedores da Região Potengi. Em nossa cidade 300 famílias serão beneficiadas.

O evento acontece no Ginásio Aluízio Alves, às 10h.

curiosidades curiosas