IFRN: Inscrições prorrogadas até primeiro de outubro para os cursos Técnicos Subsequentes

As inscrições para as 76 vagas em cursos técnicos subsequentes no Campus São Paulo Potengi do IFRN foram prorrogadas até o próximo domingo (1/10). Do total de vagas, 36 são para o curso técnico em Edificações e 40 para o curso técnico em Meio Ambiente.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo Portal do Candidato até às 18h do dia 01 de outubro de 2017, horário local. O pagamento da taxa de inscrição, que é de R$ 30,00, deve ser feito até o dia 02 de outubro em qualquer agência bancária ou lotérica.

Provas

As provas do processo seletivo estão organizadas da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa, com 20 questões de múltipla escolha;
  • Matemática, com 20 questões de múltipla escolha;
  • Produção Textual Escrita, com uma questão discursiva.

As provas serão realizadas no dia 29 de outubro de 2017, no horário das 8h às 12h (horário oficial local), nas cidades onde os candidatos, se aprovados, serão matriculados e frequentarão os cursos. O acesso ao local das provas ocorrerá das 7h às 7h45, quando os portões serão fechados. Os candidatos devem comparecer ao local com, no mínimo, uma hora de antecedência ao fechamento dos portões. Para preenchimento das folhas de respostas deverá ser utilizada, preferencialmente, caneta esferográfica de tinta preta e, exclusivamente, fabricada em material transparente.

Resultados

O resultado das provas de múltipla escolha do Processo Seletivo será divulgado a partir do dia 20 de novembro de 2017. Nesta mesma data, serão divulgados os candidatos que terão sua Produção Textual Escrita corrigida, de acordo com os critérios do Edital. O resultado preliminar da Produção Textual Escrita será divulgado a partir do dia 04 de dezembro de 2017 e seu resultado final a partir do 14 de dezembro de 2017. Já o Resultado Final do Processo Seletivo será divulgado a partir do dia 22 de dezembro de 2017. Todos as etapas poderão ser acompanhadas na página do IFRN e no Portal do Candidato. Os candidatos aprovados e classificados dentro das vagas disponíveis por campus/curso/turno deverão realizar sua pré-matrícula na Diretoria Acadêmica responsável pelo curso, nos dias 08 e 09 de janeiro de 2018.

Campus São Paulo do Potengi oferta 76 vagas em cursos técnicos subsequentes

Estão abertas as inscrições para 76 vagas em cursos técnicos subsequentes, sendo 36 para Edificações e 40 para Meio Ambiente, no Campus São Paulo Potengi do IFRN. Podem participar do processo seletivo, os portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente.

Todas as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, pelo Portal do Candidato (http://processoseletivo.ifrn.edu.br/) até às 18h do dia 25 de setembro de 2017, horário local. A inscrição exige o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 30,00 que deve ser feita até o dia 26 de setembro, em qualquer agência bancária ou lotérica.  O edital completo está disponível no: goo.gl/YCfhmA

Prazos e requisitos

As provas do processo seletivo estão organizadas da seguinte forma:

Língua Portuguesa, com 20 questões de múltipla escolha;

Matemática, com 20 questões de múltipla escolha;

Produção Textual Escrita, com uma questão discursiva.

As provas serão realizadas no dia 29 de outubro de 2017, no horário das 8h às 12h (horário oficial local), nas cidades para as quais os candidatos se inscreveram. O resultado das provas de múltipla escolha do Processo Seletivo será divulgado a partir do dia 20 de novembro de 2017. Nesta mesma data, serão divulgados os candidatos que terão sua Produção Textual Escrita corrigida, de acordo com os critérios do Edital.

O resultado preliminar da Produção Textual Escrita será divulgado a partir do dia 04 de dezembro de 2017 e seu resultado final a partir do 14 de dezembro de 2017. Já o Resultado Final do Processo Seletivo será divulgado a partir do dia 22 de dezembro de 2017. Todos as etapas poderão ser acompanhadas na página do IFRN e no Portal do Candidato.

Saiba mais sobre os cursos 

Curso técnico subsequente em Edificações 

O Curso Técnico subsequente em Edificações forma profissionais que desenvolvem e executam projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica; planejam a execução e elabora orçamento de obras; prestam assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações; orientam e coordenam a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações; orientam na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados. Possibilidades de atuação: Empresas públicas e privadas de construção civil; Escritórios de projetos e de construção civil; Canteiros de obras.

Curso técnico subsequente em Meio Ambiente

O Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente, forma profissionais que coletam, armazenam e interpretam informações, dados e documentações ambientais; colaboram na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais; auxiliam na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental; atuam na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem; identificam as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos. Possibilidades de atuação:  Instituições públicas e privadas, além do terceiro setor; estações de tratamento de resíduos; unidades de conservação ambiental.

Escola Municipal Djalma Marinho de São Paulo do Potengi, toda climatizada

A Escola Municipal Deputador Djalma Marinho de São Paulo do Pontengi, teve suas salas de aulas climatizadas.

O projeto é bancado com o dinheiro economizado na conta de energia após a troca de ventiladores por ar condicionados.

A Escola conta com um quadro de professores qualificados e com um vasto calendário de atividades pedagógicas.

Em vídeo José  Evilazio, diretor da escola, falou sobre o projeto de climatização das salas de aula.

Inscrições prorrogadas até esta quarta-feira (21) para cursos técnicos do MedioTec EaD

Foi prorrogado até esta quarta-feira (21) as inscrições para os cursos técnicos do Mediotec EaD ofertados pela UFRN. Através do Portal do Estudante no SIGEduc (www.sigeduc.rn.gov.br), estudantes do Ensino Médio da rede estadual podem se inscrever em cursos técnicos nas áreas de Ciências Agrárias, Tecnologia da Informação e Saúde. Os cursos, direcionados para jovens entre 15 e 19 anos, serão realizados em 33 municípios potiguares.

A UFRN ofertará 4.810 vagas através da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), do Instituto Metrópole Digital (IMD) e da Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN) em 16 cursos técnicos: Administração, Agroindústria, Agronegócio, Automação Industrial, Contabilidade, Cooperativismo, Eletrônica, Finanças, Gerência em Saúde, Informática para Internet, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Programação de Jogos Digitais, Qualidade, Química e Redes de Computadores.

O MedioTec é uma ação da Rede e-Tec Brasil que oferta vagas em cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio e na modalidade de Ensino a Distância com encontros presencias. O objetivo é garantir que o estudante do Ensino Médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda.

No Rio Grande do Norte, os cursos técnicos serão ofertados nos municípios de Acari, Angicos, Apodi, Assu, Caicó, Caraúbas, Ceará-Mirim, Currais Novos, Goianinha, Ipanguaçu, Itajá, Jaçanã, João Câmara, Lages, Macaíba, Macau, Martins, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São João do Sabugi, São José do Mipibu, São Paulo do Potengi, Serra Negra do Norte, Severiano Melo, Touros e Vera Cruz.

O resultado da seleção será divulgado no dia 22 de junho de 2017 no SIGEduc e o início das aulas está previsto para o segundo semestre de 2017.

(19/06/2017 às 10:09)

Rede e-Tec Brasil oferece cursos técnicos a distância para alunos da Rede Estadual

A Rede e-Tec Brasil, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC), ofertará cursos técnicos a distância vinculados ao programa MedioTec para alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual.

As inscrições seguem abertas até o dia 18 de junho no Portal do Estudante, dentro do ambiente destinado ao aluno no SIGEduc (www.sigeduc.rn.govr.br). Podem se escrever os estudantes matriculados no Ensino Médio e EJA da Rede Pública de Ensino com idade de 15 a 19 anos.

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), juntamente com o Instituto Metrópole Digital (IMD) e a Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN) ofertarão 16 cursos técnicos: Administração, Agroindústria, Agronegócio, Automação Industrial, Contabilidade, Cooperativismo, Eletrônica, Finanças, Gerência em Saúde, Informática para Internet, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Programação de Jogos Digitais, Qualidade, Química e Redes de Computadores. Todos na forma concomitante e na modalidade de Ensino a Distância com encontros presencias em diversos polos do Rio Grande do Norte.

Confira o edital em anexo.

As vagas serão distribuídas atendendo critérios sociais da seguinte forma: 10% destinadas para jovens com deficiências ou em vulnerabilidade e risco social; 65% serão preenchidas por alunos que pertencem a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; e as demais vagas serão ocupadas a partir da média aritmética das notas de Língua Portuguesa e Matemática da série anterior do aluno.

O resultado da seleção será divulgado no dia 22 de junho de 2017 no SIGEduc. Os estudantes selecionados deverão comparecer ao polo presencial para o qual realizaram inscrição portando os documentos descritos no edital para confirmação da matrícula. O início das aulas está previsto para o segundo semestre de 2017.

MEDIOTEC

O MedioTec é uma ação da Rede e-Tec Brasil, o qual oferta vagas em cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio para alunos regularmente matriculados na Rede Pública Estadual, cujo objetivo é garantir que o estudante do Ensino Médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda.

No Rio Grande do Norte, o MedioTec EaD ofertará cursos técnicos a distância com encontros presenciais em 33 municípios através da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), do Instituto Metrópole Digital (IMD) e da Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN), sob a coordenação do e-Tec.

Confira os cursos oferecidos por município:

Acari: Agronegócio e Cooperativismo
Angicos: Informática para Internet e Redes de Computadores
Apodi: Agroindústria, Manutenção e Suporte em Informática e Redes de Computadores
Assu: Agronegócio, Cooperativismo, Gerência de Saúde e Manutenção e Suporte em Informática
Caicó: Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática e Redes de Computadores
Caraúbas: Manutenção e Suporte em Informática e Redes de Computadores
Ceará-Mirim: Agronegócio, Cooperativismo, Manutenção e Suporte em Informática e Redes de Computadores
Currais Novos: Agronegócio, Cooperativismo, Gerência de Saúde, Manutenção e Suporte em Informática
Goianinha: Manutenção e Suporte em Informática e Redes de Computadores
Ipanguaçu: Manutenção e Suporte em Informática
Itajá: Agronegócio e Cooperativismo
Jaçanã: Agroindústria e Manutenção e Suporte em Informática
João Câmara: Gerência de Saúde e Manutenção e Suporte em Informática
Lages: Manutenção e Suporte em Informática
Macaíba: Agroindústria, Agronegócio, Cooperativismo, Manutenção e Suporte em Informática e Redes de Computadores
Macau: Manutenção e Suporte em Informática
Martins: Administração, Finanças, Logística, Qualidade
Monte Alegre: Manutenção e Suporte em Informática
Mossoró: Administração, Contabilidade, Gerência de Saúde, Informática para Internet e Redes de Computadores
Natal: Automação Industrial, Eletrônica, Gerência de Saúde, Informática para Internet, Programação de Jogos Digitais, Manutenção e Suporte em Informática, Química e Redes de Computadores
Nova Cruz: Manutenção e Suporte em Informática e Redes de Computadores
Parelhas: Manutenção e Suporte em Informática
Parnamirim: Manutenção e Suporte em Informática, Redes de Computadores
Pau dos Ferros: Gerência de Saúde e Informática para Internet
Santa Cruz: Gerência de Saúde e Manutenção e Suporte em Informática
São Gonçalo do Amarante: Manutenção e Suporte em Informática e Redes de Computadores
São João do Sabugi: Agronegócio, Cooperativismo, Manutenção e Suporte em Informática
São José do Mipibu: Gerência de Saúde e Manutenção e Suporte em Informática
São Paulo do Potengi: Manutenção e Suporte em Informática
Serra Negra do Norte: Manutenção e Suporte em Informática
Severiano Melo: Cooperativismo
Touros: Manutenção e Suporte em Informática e Redes de Computadores
Vera Cruz: Agroindústria

MAIS INFORMAÇÕES:
Prof. Max Lacerda (coordenador geral da Rede e-Tec Brasil): 9973-1583

Escola Municipal Djalma Marinho participa da XI Mostra Nacional de Foguetes

A Escola Municipal Deputado Djalma Marinho, de São Paulo do Potengi, cujo diretor é Evilázio  participa da XI Mostra Nacional de Foguetes.

Os alunos da escola, sob o comando do professor Ozias Lelis, desenvolveram “foguetes” feitos de garrafas pet. Os lançamentos desses “foguetes” aconteceram no Estádio Augusto Gomes nesta quinta-feira (18). Os destaques ficaram para os foguetes que alcançaram 94 metros e 96 metros.

Mais de 60 alunos participaram da atividade e todos ganharão certificado.

e-Tec oferece cursos técnicos a distância para alunos da Rede Estadual

O e-Tec/EAJ ofertará  cursos técnicos a distância vinculados ao MedioTec para alunos do Ensino Médio da Rede Estadual. O início das aulas está previsto para o segundo semestre de 2017. Juntamente com o Instituto Metrópole Digital (IMD) e a Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN) serão ofertados 16 cursos na modalidade de Ensino a Distância com encontros presencias em diversos polos do Rio Grande do Norte.

Confira o edital aqui.

As inscrições seguem abertas até o dia 18 de junho no Portal do Estudante, dentro do ambiente destinado ao aluno no SIGEduc. Podem se escrever os estudantes matriculados no Ensino Médio e EJA da Rede Pública de Ensino com idade entre 15 e 19 anos. No ato da inscrição, é necessário que o estudante informe o Número de Identificação Social (NIS), descrito no cartão do Bolsa Família.

O resultado da seleção será divulgado no dia 22 de junho de 2017 no SIGEduc. Os estudantes selecionados deverão comparecer ao polo presencial para o qual realizaram inscrição para confirmação da matrícula, portando os seguintes documentos: ficha de inscrição impressa, declaração da escola, certidão de nascimento (cópia), CPF e RG (cópias e originais), comprovante de residência, declaração emitida pelo CRAS para alunos com deficiências, em vulnerabilidade, risco social e beneficiários do Bolsa Família, cópia do histórico escolar da série anterior e laudo médico (para portadores de necessidade especial).

As vagas serão distribuídas atendendo critérios sociais da seguinte forma: 10% destinadas para jovens com deficiências ou em vulnerabilidade e risco social; 65% serão preenchidas por alunos que pertencem a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; e as demais vagas serão ocupadas a partir da média aritmética das notas de Língua Portuguesa e Matemática da série anterior do aluno.

MEDIOTEC
O MedioTec é um programa do Governo Federal destinado aos alunos regularmente matriculados no Ensino Médio das redes públicas de educação, socialmente vulneráveis, de maneira a promover-lhes uma formação técnica concomitante à formação regular, buscando ampliar as chances de inserção profissional do jovem brasileiro quando da conclusão da etapa regular da educação básica.

No Rio Grande do Norte, o MedioTec EaD ofertará cursos técnicos a distância com encontros presenciais através da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), do Instituto Metrópole Digital (IMD) e da Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN), sob a coordenação do e-Tec.

Confira mais informações sobre os cursos e os polos ofertantes aqui.

Turma concluinte de Pedagogia cola grau em São Paulo Potengi

Na última quinta-feira (25) na Câmara Municipal de São Paulo do Potengi aconteceu a formatura da turma concluinte do Centro Universitário de Pesqueira-PE.Foram  32 formandos.
Professores e convidados, participaram do solene evento.
Fotos e informações | Blog Silvério Alves 

Este slideshow necessita de JavaScript.

IFRN Campus São Paulo do Potengi conquista mais duas medalhas em competição internacional

Campus São Paulo do Potengi do IFRN conquistou mais duas medalhas de bronze na edição de 2017 da Canguru de Matemática, uma competição internacional voltada a estudantes com idade entre 7 e 18 anos. Inicialmente, foi anunciada uma medalha de bronze para o campus, mas uma mudança na correção das provas, feita pela organização da competição, garantiu mais duas medalhas para o campus, totalizando três.

As medalhas foram conquistadas pelos alunos Caroline Marina Cavalcanti Bezerra, Gustavo de Freitas Maia, na categoria voltada para alunos da 3ª série do Ensino Médio, e Carlos Henrique da Silva Souza, na categoria voltada para alunos da 2ª série.

Além dos medalhistas, o campus obteve ainda bons resultados com outros estudantes. “Nem todos conquistaram medalhas, mas tivemos bons resultados. As provas foram de alto nível​ e já foi uma ótima preparação para as próximas olimpíadas que teremos neste ano”, destacou o professor de matemática Daniel Ecco, um dos incentivadores da participação dos alunos em competições.

Além de ser uma competição, o Canguru de Matemática é uma espécie de jogo onde estudantes participam em seis diferentes categorias etárias, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha pela internet. Neste ano, 29 escolas do Rio Grande do Norte se inscreveram para aplicar as provas. As provas foram aplicadas no mês de março e o resultado divulgado no mês de abril.

Desde 1993, o Canguru de Matemática é realizada na terceira quinta-feira do mês de março. Em todo o mundo, a competição já teve mais de 5 milhões de competidores em um único ano. Em 2016, somente no Brasil foram mais de 170 mil estudantes participando da competição, sendo 30 do Campus São Paulo do Potengi, que obteve uma medalha de ouro. A entrega dos certificados a todos os estudantes participantes aconteceu durante a Caravana da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em junho de 2016.

FOTOS: 2ª Feira Literária do DJalma Marinho em São Paulo do Potengi

A Escola Municipal Deputado Djalma Marinho de São Paulo do Potengi/RN, realizou ontem, 27 de outubro, sua  2ª Feira Literária .