Greve geral vai parar bancos, transporte e serviços públicos nesta sexta-feira (14)

No dia de paralisação contra a reforma da Previdência, marcado para esta sexta-feira em todo o país, os transportes públicos de Natal não irão funcionar.

Pela lei, 30% da frota de ônibus deverão estar nas ruas, mas o sindicato dos motoristas adiantaram que a paralisação será de 100%.

Na grande Natal os trens reduzirão o número de viagens e de acordo com a CBTU, as viagens confirmadas são as seguintes:

Ceará-Mirim/Natal: 5h20

Natal/Ceará-Mirim: 18h40

Parnamirim/Natal: 7h24

Natal/Parnamirim: 18h45

Governo retira obrigatoriedade uso de simuladores para tirar CNH

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disse que o governo decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de simuladores para a expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A medida foi aprovada nesta quinta durante a primeira reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Além de acabar com a obrigatoriedade do uso de simulador, o Contran também diminuiu de 25 para 20 horas o número de aulas práticas para os aspirantes a habilitação da categoria B.

Brasil e Bolívia abrem hoje a Copa América

A seleção brasileira, anfitriã da edição da Copa América 2019, abre hoje (14) o torneio enfrentando a seleção da Bolívia, às 21h30, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. O Brasil já conquistou oito vezes o torneio, quatro delas quando sediou a competição. A última vez que ganhou a competição foi em 2007.

A Bolívia ganhou o torneio em uma ocasião, em 1963, quando disputou a competição como país organizador.

Mais de 67 mil ingressos já foram vendidos para a partida de abertura do torneio.

O árbitro do jogo será o argentino Nestor Pistana. Ele será auxiliado por Hernán Maldana e Juan P. Belatti, também argentinos. O quarto árbitro será o equatoriano Roddy Zambrano.

“O Brasil vai ser um adversário difícil, com o apoio do seu povo, e é candidato a ganhar a Copa, mas nos preparamos bem, corrigimos erros, jogamos amistosos e estamos confiantes de que chegaremos da melhor maneira”, disse o goleiro Carlos Lampe, da Bolívia.

O jogador Casemiro, da seleção brasileira, considera que será uma partida complicada contra a Bolívia. “A seleção de Bolívia está muito bem preparada, principalmente na parte defensiva”.

COPA AMÉRICA

A Copa América 2019 será disputada pelos dez países integrantes da Conmebol e por dois países convidados, Japão e Catar. Os jogos serão realizados em cinco cidades: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Na primeira fase, os 12 países foram divididos em três grupos.

O Brasil está no Grupo A e pegará as seleções da Bolívia, Venezuela e Peru. O Grupo B é formado pelas equipes da Argentina, da Colômbia, do Paraguai e do Catar. Fazem parte do Grupo C o Uruguai, o Equador, o Chile e o Japão.

Classificam-se para as quartas de final os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados. A partir dessa fase, os jogos serão eliminatórios.
O atual campeão da competição é o Chile.

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Pouco antes do início da partida de hoje, às 21h10, haverá a cerimônia de abertura. Ela terá 10 minutos de duração, vai contar a história do sonho de 12 crianças, cada uma delas representando um dos países que disputarão a competição. Segundo a organização, essa história será dividida em duas partes: a segunda parte será contada no encerramento.

Durante a cerimônia será cantada a música-tema da Copa América deste ano, Vibra Continente, que será apresentada por Léo Santana e pela colombiana Karol G.

O presidente Jair Bolsonaro deverá acompanhar o primeiro jogo da seleção.

Agência Brasil

“Eu sou honesto, eles sabem que sou honesto e a Mentira foi muito longe”, diz Lula sobre Moro e Deltan Dallagnol

Em entrevista gravada na quarta-feira, 12, e exibida hoje pela emissora sindical TVT, Lula voltou a criticar a condução de suas ações na Operação Lava Jato pelo ex-juiz Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça e Segurança Pública. “Ele (Moro) estava condenado a me condenar porque a mentira havia ido muito longe”, disse. Para Lula, tanto Moro quanto Dallagnol são “mentirosos” e disse que o procurador “deveria ter sido preso”.

O ex-presidente disse também estar ‘sereno’. “A máscara vai cair. O que vai acontecer, eu não sei”, e completou: “Eu estou mais tranquilo hoje, por que a minha tranquilidade é daquele que sabe que é honesto. Que sabe que Deus sabe que eu sou honesto. O Moro sabe que eu sou honesto.”

Instituições como a Polícia Federal, disse, “não podem ser manipuladas por moleques irresponsáveis” e atribuiu a eles a culpa pela desestabilização das estatais. Segundo ele, a PF e o Ministério Público estão “a serviço de interesses americanos” e não de combate à corrupção.

É a primeira vez que o ex-presidente Lula se manifesta depois da divulgação das conversas entre o procurador da República, Deltan Dallagnol, e o ministro da Justiça – então juiz responsável pela condenação do ex-presidente -, Sergio Moro.

ESTADÃO CONTEÚDO

Lula põe em dúvida facada em Bolsonaro

Na entrevista aos jornalistas amigos exibida na noite desta quinta-feira pela TVT, Lula também deu curso a teorias conspiratórias envolvendo o atentado contra Jair Bolsonaro, na campanha eleitoral do ano passado.

“Essa facada foi muito estranha. Uma facada que não teve sangue, que os seguranças ao invés de protegerem o Bolsonaro protegeram o esfaqueador”, declarou o hóspede da carceragem da PF em Curitiba.

O ANTAGONISTA

IPREVSAPP participa nesta sexta(14) de Seminário sobre RPPS em Currais Novos

O Diretor Presidente, Bruno Guilherme e o Diretor Administrativo e Financeiro João Paulo da Silva do Instituto Previdenciário dos Servidores do Município de São Paulo do Potengi, participam nesta sexta-feira, 14 de junho de 2019,  do Seminário Sobre RPPS – Regimes Próprios de Previdência  Social, que será realizado na AMSO – Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental em Currais Novos/RN.

A procuradora do município, Dra. Natália Mabel também estará presente no evento.